Uma quadrilha de estelionatários está agindo na região do Alegre em Condeúba, aplicando o “GOLPE DO FALSO SOBRINHO”, um dos nossos leitores informou que só ontem (26/07) houve três tentativas de aplicação deste golpe.
Esse é apenas um, dos vários tipos de golpes que são praticados, quase sempre por criminosos que atuam do interior de presídios, em todo o Brasil. Existe o “GOLPE DO FALSO SEQUESTRO”; “DO GANHOU UM CARRO ZERO, OU CASA” e outros tantos.
Veja como funciona o GOLPE:
“Uma pessoa liga à cobrar e quando atendido vai logo dizendo: “OI TIO (OU TIA) DESCULPA DE ESTAR LIGANDO À COBRAR, MAS TO SEM CRÉDITO AQUI”. A pessoa que atendeu o chamado, fica curiosa pra saber quem está falando e indaga: “MAS QUEM TÁ FALANDO?”. O malando emenda: “UÉ TIO (OU TIA) VOCE NÃO TÁ CONHECENDO MINHA VOZ? QUAL SEU SOBRINHO QUE MORA MAIS LONGE?”.
Desta forma, a vítima é induzida a falar o nome de um sobrinho. Então o malandro consegue o nome e vai dizendo: “ENTÃO TIO SOU EU MESMO. VIU… É O SEGUINTE, EU TAVA VIAJANDO ATÉ AÍ, PRA REVER VOCES, MAS ACONTECEU UM PROBLEMA COM O MEU CARRO. TO AQUI NA OFICINA E PRECISO QUE VOCE ME QUEBRE O GALHO. PRECISO QUE VOCE DEPOSITE R$ 500,00, NA CONTA DO DONO DA OFICINA AQUI, SENÃO ELE NÃO LIBERA MEU CARRO”.
Daí, a vítima (tio ou tia), pode desconfiar ou estranhar a voz do FALSO SOBRINHO e poderá questionar: “MAS VIU… TUA VOZ TÁ MEIO DIFERENTE?”. O malandro, prontamente vai dizer: “ENTÃO: TIO (OU TIA), COMO TO FALANDO, EU TO NA OFICINA. TIVE UM PROBLEMA COM O CARRO. SOFRI UM ACIDENTE. LEVEI UNS PONTOS NA MINHA BOCA E ENTÃO TO MEIO FALANDO DIFERENTE. MAS SOU EU MESMO”.
Com “lábia” e falando sem parar, o malandro apressa a conversa e diz: “ENTÃO TIO VEJA PRA MIM. DEPOSITA AÍ, QUE ASSIM QUE EU CHEGUE JÁ TE PAGO, PORQUE MEU CARTÃO COM ESSE ACIDENTE AÍ, ACABEI PERDENDO ELE NO MEIO DA CONFUSÃO E O DONO DA OFICINA NÃO LIBERA O CARRO SE NÃO DEPOSITAR O DINHEIRO NA CONTA”.
A vítima, confiando no FALSO SOBRINHO acaba depositando o dinheiro, na conta corrente que o malandro indica, em nome de terceiro, mas como ele mesmo diz, seria do dono da oficina.
Cuidados para não cair:
Quem receber esse tipo de telefone certamente está sendo alvo de bandidos. Mas no caso de dúvida, se existir mesmo um sobrinho que possa estar precisando de ajuda, a pessoa deve ligar para outros parentes e conferir a situação. Sem uma conferência detalhada da situação, jamais deve ser feito qualquer pagamento ou depósito, porque a possibilidade de ser golpe é de quase 100%.
É recomendável sempre ligar para a Polícia Militar e denunciar o caso. Com as informações a polícia pode mapear as ocorrências e orientar a população e inclusive investigar a origem do golpe.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
UM Comentário
Concordo em que as vitimas dessa modalidade de golpe procure a policia: mas, precisamente a policia civil para o registro de queixa e posteriormente seguir uma investigação do fato, a policia militar por sua vez trabalha basicamente com policiamento ostensivo e flagrante delito o que não é o caso desse golpe.
“O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”