Por: DermevalFilho
Condeúba reviveu na manhã desta terça-feira (14),data em que comemora os seus 152 anos de emancipação política, algo que se tornou marco na calendário da cidade e que há algum tempo estava esquecida, a tradicional Gincana Estudantil.
O evento que há dias mobilizou estudantes, professores e boa parte da comunidade, mostrou sua força desde a noite da segunda-feira, quando cada equipe apresentou um estilo musical, com músicas ao vivo e coreografias que agitaram os participantes na Praça do Forródromo, aliás, a Praça estava tomada de pessoas em plena segunda-feira, num clima de harmonia, amizade e confraternização que é a cara do nosso povo.
Na manhã da terça-feira, dando continuidade às provas, a emoção tomou conta de todos na Praça Santo Antônio. O desfile em que cada equipe homenageava personalidades do nosso município, uma em vida e outra já falecida, levou muitos dos presentes às lágrimas, resgatando a memória de vários que por aqui passaram e deixaram marcados em nossos corações o seu carisma, simplicidade, o amor ao próximo e à vida.
Não menos marcante no decorrer do desfile, foi a homenagem à nova geração de condeubenses, empreendedores, pessoas do nosso convívio que ajudam a escrever uma nova página em nossa história, afinal, nunca podemos nos esquecer que ‘’um povo sem memória, é um povo sem história’’, e desse mal, se Deus quiser, nós condeubenses não padeceremos.
Poderíamos passar bom tempo falando de toda a gincana, das provas, dos destaques, das revelações, dos muitos momentos de alegrias e emoções, mas, tão importante quanto tudo isso, é tomarmos esse momento como um divisor de águas em nossa sociedade, onde todos juntos devemos superar diferenças, preferências e ideologias em nome de uma Condeúba melhor a cada dia, para nós e principalmente para a nova geração que conduzirá um dia os rumos da nossa cidade.
Como bem citado pela mestra de cerimônia no ato cívico, lembrando Rui Barbosa’’ A Pátria não é nada, a Pátria somos nós’’, assim devemos olhar nossa cidade. Todo cidadão é livre para se manifestar, cobrar e lutar por seus direitos junto aos nossos administradores, isso é fato e é assim que se faz um Estado Democrático de Direito.
O que nunca podemos esquecer ,é que sempre fomos um povo amigo, ordeiro, unido e acolhedor, e é ‘’Abraçando Condeúba’’ que ‘’juntos podemos ser melhores’’ a cada dia.
Fotos: Alan Amorim e João Ribeiro
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
Não assisti a todas as provas, porém tiro o chapéu para a CRIATIVIDADE de todas as equipes. Estavam divinos e empolgados todos os grupos. Parabéns!
“O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”
Parabéns aos organizadores e as equipes,fiquei muito feliz com tudo que eu vi no aniversário da minha cidade querida,onde a criatividade e dedicação fez toda a diferença.
Mas uma vez fico orgulhosa em ter nascido nessa cidade tão pequena com pessoas tão especiais.
“O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”