Começa racionamento de água em Condeúba e Cordeiros

Por: Dermeval Filho

A Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) deu início neste domingo (02), o sistema de racionamento de água em seu abastecimento. O racionamento deve ocorrer entre às 18h do domingo até às 21 h da segunda, abrangendo toda a rede de distribuição em Condeùba, zona rural e o município de Cordeiros.

Segundo o gerente da Embasa em nosso município, Claudio Gonçalves, o racionamento ocorrerá sempre nesse horário, uma vez por semana, como forma de prevenção e controle até que chegue o próximo período de chuvas.

barragem_condeuba_diga_nao_desperdicio

Ainda de acordo com técnicos especialistas da Empresa que fazem medição da capacidade do Açude Champrão, a barragem tem condições de atender à demanda dos consumidores por um período de 260 dias, com isso, o racionamento deve trazer uma economia de 7600 metros cúbicos de água por mês, prorrogando o racionamento até fevereiro do próximo ano.

A Prefeitura de Condeúba tem direcionado os consumidores que necessitam da água para uso animal, a se utilizarem do Tanque do Município, localizado próximo à ponte do Rio Gavião, já que essa água é imprópria para consumo humano.

De acordo com Claudio Gonçalves, todas as medidas possíveis para o controle devem ser tomadas nesse momento, no entanto, bons resultados só serão alcançados se todos os envolvidos assumirem as suas responsabilidades, desde órgãos responsáveis, autoridades e população diretamente interessada. Isso se aplica não só a Condeúba e zona rural, mas também ao município de Cordeiros.

O Gerente da Embasa orienta para medidas simples, de uso racional da água, mas que podem fazer muita diferença nesse período considerado de cautela. Ele recomenda à população, medidas simples, como não lavar calçadas, carros e janelas com mangueiras, o que aumenta o desperdício. É uma cena comum no dia-a-dia de Condeúba, mas que hoje em dia deve ser evitada e até condenada.

Em relação aos arrendatários de lotes da bacia do Açude Champrão, a Embasa recomenda a suspensão da irrigação feita sem controle e de forma irregular nesses terrenos, de maneira que compromete todo o abastecimento e reduz cada vez mais a capacidade do açude em um momento de escassez. Dessa forma, a população também é convidada a fiscalizar, alertando parentes, vizinhos e todos os envolvidos de que é preciso economizar água.

Foto: João Gulberto

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

5 Comentários

  • carlos disse:

    gostaria de saber da embasa porque é derramada tanta agua em um cano que fica proximo ao antigo projeto sertanejo eu so queria entender

    “O comentário não representa a opinião do site,a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • APOIO ESSA INICIATIVA QUE CONTINUEI ASSIM…………

    “O comentário não representa a opinião do site,a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Leo Martins disse:

    É uma boa atitude DDEZ , mas será que vão controlar a saída sem controle de Caminhões Pipa ?

    “O comentário não representa a opinião do site,a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • A sede do Açude Champrão encontra-se às traças conforme vídeos e fotos registradas recentemente.
    Até meados da década de 80, a barragem era administrada por guardas uniformizados para manutenção de cercas, controle da pesca e meio ambiente. Atualmente não se encontra nenhum vigilante, todos se aposentaram. O Departamento Nacional de Obras Contras as secas (DNOCS), dentro do município, que recebemos do Presidente Getúlio Vargas em 1951, necessita de providências urgentes pois a água é o bem mais precioso para a sobrevivência.
    A origem da água do Açude Champrão é do Morro Condeúba, que forma o Rio Condeúba no qual suas margens vem sendo desmatadas sem controle, transformando em mangas de pastos para gado bovino, em consequência disto o principal manancial do município não transborda mais regularmente.
    O documentário foi exibido e entregue ao Deputado Zé Raimundo na presença do Prefeito Guto no dia da 1ª Conferência Municipal da Cidadania. A população espera que providências serão tomadas com urgência. Água é prioridade.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • gilberto disse:

    fico triste com esta situação mais DEUS vai nos ajudar vencer esta faz e com ajuda da população melhor ainda

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.