Por: Dermeval Filho
A equipe do setor de Tributos em trabalho conjunto com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, desenvolve um trabalho de reformulação e organização do espaço em que é realizada a tradicional feira livre de Condeúba.
Desde o último dia 05 de junho, após a reunião entre os responsáveis pelo setor e feirantes instalados nos pavilhões centrais da feira, ficou estabelecida uma nova taxa mensal de manutenção dos serviços públicos referentes ao uso dos boxes.
De acordo com os responsáveis pelo Departamento de Tributos, a nova taxa obedece ao valor estabelecido pela Lei de Tributos, sendo que, o antigo valor era insuficiente para a manutenção de serviços básicos das instalações, como taxas de luz, água e limpeza.
Entre as mudanças, o setor passa a contar a partir de agora com um fiscal de feira, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, determinando e fiscalizando os locais onde deverão ser montadas as barracas.
A região da Praça Central passará a ser organizada por setores, especificamente na sexta-feira, principal dia do comércio de produtos locais e presença de feirantes da região. Serão divididas áreas exclusivas para venda de alimentos, outra para venda de roupas,calçados e artigos populares.
O efetivo de guardas municipais em dias de feira foi reforçado, para que haja controle no fluxo de veículos, no embarque e desembarque de mercadorias em espaço reservado exclusivamente à montagem das barracas e circulação de pessoas.
Para os consumidores, as mudanças tiveram reflexo imediato. Melhorou a mobilidade pela feira, com o fim do incômodo de carros e motos circulando em espaço reservado aos pedestres, além de melhor localização dos produtos divido por setores.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
7 Comentários
eu acho o local inapropriado para esse tipo de comercio, evento, enfim… Mas acho que de imediato o melhoramento de serviço é imprescindível… Abraço.
Muito bom, inclusive eu vejo ali uma indicação do vereador Tiago Telles onde se trata da organização do fluxo de carros na sexta – feira nas praças Jovino Arsenio e santo antonio. Parabéns equipe do Prefeito e Vereador Tiago Telles.
Espero que os feirantes não facão protesto, para diminuir o valor do tributo.rsrs
É uma boa iniciativa para melhorar, porém não poderia ser diferente, pois a situação é um tanto delicada se fosse uma mudança radical, no que se diz mudar a feira de lugar, porque os comerciantes das imediações necessitam desse movimento da feira para terem o seu ganho, é o que move Condeúba há dezenas de anos, é cultural a “Feira”, é um simbolo da região como um todo, chega ser uma referência reginal, por isso tem que ser valorizada a importância da feira no centro.
Agora que precisa ter essa reorganização, isso sim, inclusive realizar uma sinalização nas vias pública, utilizando como base o código nacional de trânsito, pois a Lei é pra todos e nenhuma parte em nosso País pode-se ignora-las, Condeúba necessita também de uma organização no trânsito urgente, o número de veículo cresceu significativamente, isso é bom, mas precisamos acompanhar o progresso com melhorias.
Abraços.
Até a data de hoje não houve reforma nenhuma quanto a organização da feira, continua a mesma desordem, os feiranyes deixando muita sujeora na rua e não pagam impostos e nem gera empregos para cidade. Temos pressa , porque somos condeubenses e geramos empregos para Condeúba, pagamos impostos e colaboramos com o município.
Eu, concordo totalmente José C.Ormundo.
Já passou da hora de Condeúba tomar um rumo em questão de trânsito. A população de automóveis e motonetas vem crescendo constantemente e nada dos órgãos responsáveis para tomar uma atitude. O trânsito ainda continua fluindo normalmente, mas as irregularidades até dos próprios motoristas são vistas constantemente. Precisa-se de fiscais para aplicação de multas e de sinalização para todas as vias públicas de toda a cidade. Assim, a população aprenderá a seguir leis que são regidas em todo o Brasil.