Por: Dermeval Filho
“Coração de estudante, há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, e há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor o e fruto”.
Recorro a esse trecho da música de Milton Nascimento (Coração de Estudante) para citar a Primeira Feira de Ciências realizada pelo Colégio Estadual de Condeúba. A princípio, para ressaltar o entusiasmo e a alegria contagiantes próprios dos estudantes, e com os alunos do Colégio Estadual, não foi diferente. A atenção desde a recepção com os visitantes e a dedicação como expuseram os temas propostos foram as marcas registradas de uma galera que agitou as dependências do colégio e levou nesse primeiro dia de exposição, muita informação e conhecimento de uma forma dinâmica e interativa.
A Feira que é aberta ao público se estende pelos dias 17 e 18, trazendo temas importantes e atuais, como Poluição, Desenvolvimento Sustentável, Doenças, Síndromes Patológicas, Reciclagem e a Água e seu aproveitamento. Com o auxílio dos professores, participam da Feira de Ciências os alunos do ensino médio do 1º, 2º e 3º ano. Entre os vários e bons motivos para se visitar a Feira, está a forma agradável e simples como os assuntos são trabalhados pelos alunos, o carinho e a alegria em receber os visitantes e a grande quantidade de informações, todas de suma importância para o nosso aprendizado. É uma bela oportunidade onde o público sai enriquecido com tantos conhecimentos e novidades reveladas pela ciência.
Várias experiências científicas são realizadas no local pelos próprios alunos. A cada sala visitada o público se surpreende com a forma simples e divertida de se aprender ciência. São produtos que vão desde brinquedos feitos com material reciclável, uso de energia limpa e sustentável e processo de tratamento de água. Em todos os temas os estudantes deixam uma mensagem de conscientização a respeito de assuntos presentes e que interferem no nosso dia a dia. Uma das salas de aula se tornou palco para uma animada banda de axé surgiu que balançou a galera, o detalhe é que os instrumentos foram elaborados pelos alunos com a utilização de material reciclável.
Os vários dias empenhados na idealização do projeto foram recompensados, segundo os próprios alunos, pois lembram o quanto aprenderam nesse período. Fica de positivo, a ideia inovadora trazida ao público pelos professores e alunos do Colégio Estadual e a forma divertida e eficiente como o conhecimento pode ser levado e compartilhado. Fica também o convite para prestigiar esse último dia da Feira de Ciências e ver de perto o entusiasmo e dedicação dos meninos e meninas envolvidos nos trabalhos.
Fotos: João Gulberto
Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
10 Comentários
Fui! E gostei! Show de bola! Parabéns aos Alunos e Professores do Estadual!
Os alunos do Colégio Estadual de Condeúba estão de parabéns! Esse trabalho foi o resultado da criatividade, da dedicação e do empenho que tiveram na construção da I Feira de Ciências do CEC.
esta sendo ótimo a 1° feira de ciências do colégio estadual de Condeúba.Parabéns a todos os participantes e idealizadores.
O melhor é que os estudantes mostraram o melhor de si e demostraram que o Colégio Estadual de Condeúba não é o que alguns falam por ai, sendo alvo de críticas destrutivas,calunias entre outros.Enfim todos que participaram são merecedores de vários elogios que esta seja a primeira feira de ciências muitas
Uma ideia já utilizada em tantos lugares e que demorou a ser implantada em Condeúba. Ótima dica para os outros colégios do município. Acredito que essa galera aprendeu mais sobre ciências nessa feira, do que durante todo o ano, O ensino é dinâmico, é preciso inovar,sempre!
Foi um trabalho maravilhoso eu como professora do Colégio Estadual quero parabenizar todos os nossos alunos pela dedicação e criatividade .
Caros leitores, a mais ou menos 2 anoso Estado da Bahia criou o Projeto Paip que acompanham todas as Unidades Escolares do Estado, inclusive os anexos. Sou técnica responsável por Condeúba, seus anexos e Cordeiros com o objetivo de intervir nas realidades e divulgar os Projetos Estruturantes do Estado para que todos os estudantes possam participar e mostrar seus talentos como foi o caso de Tainá aluna do anexo Feirinha que participou de um projeto e foi classificada para a seleção da Direc. A feira de Ciências já era uma proposta conhecida desde a Jornada Pedagógica e tantos outros projetos que só basta querer participar. Gostaria de Parabenizar a Direção do Colégio, aos professores, alunos, funcionários, á Técnica do Paip(EU) e todos os visitantes e demais colaboradores.
Realmente fazemos muitas coisas, mas não são divulgadas precisamos aprender a mostrar todo o nosso trabalho.
Um abraço a todos e ao site ddez.
Fui, gostei de tudo que vi, sei que quando os alunos querem eles capricham. Parabéns a toda equipe e principalmente os alunos: peças fundamentais deste evento.
Parabéns!!! Muito bom o trabalho,ví as fotos e adorei tudo.
Quero agradecer os comentários que li no ddez sobre a Primeira Feira de Ciências do Colégio Estadual de Condeúba e realmente sem o entusiasmo, o empenho e a dedicação de nossos alunos esse projeto proposto na Jornada Pedagógica não aconteceria. A equipe gestora agradece a todos os visitantes,corpo docente do colégio,funcionários, o apoio e participação dos pais. Quero parabenizar todos alunos, muito obrigada e temos mais projetos por aí.
PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS NESSE EVENTO. QUERO PARABENIZA TAMBÉM AOS PATROCINADORES. FOI UM EVENTO MARAVILHOSO.