Por: Dermeval Filho
A 3ª Conferência Municipal de Cultura realizada em agosto de 2013, aberta à comunidade e com participação de cerca de 40 pessoas à época, começa a mostrar os primeiros resultados práticos.
Ao final da Conferência, os participantes do Encontro elegeram na ocasião um Grupo de trabalho (GT) composto por representantes da sociedade civil e do poder público como forma de dar maior visibilidade à Cultura local e unirem seus conhecimentos na busca das melhores ideias e implantações das propostas sugeridas para o setor.
Foram escolhidos: Antônio Santana (professor), Silvano Ribeiro (funcionário do Arquivo), Andressa Ribeiro (advogada),Joandina Maria de Carvalho (historiadora), Sônia Sousa Ribeiro (professora), Vinícius Fernandes (economista e presidente da ASPUC) Jesuína Ribeiro(vice-prefeita),Ana Ribeiro(gastrônoma),Carla Fabiani Terêncio(diretora da biblioteca) e Laurita Sousa (professora).O Grupo de Trabalho conta ainda com as colaborações de Marittza Ribeiro, atualmente Representante Territorial de Cultura da Secult-Bahia e do vereador Thiago Teles.
Entre os objetivos propostos, ficou definida a princípio, a realização de um diagnóstico da Cultura no município, além da criação de um plano estratégico de ações para esse setor. As atribuições da Comissão são amplas, destacando-se o incentivo à valorização do patrimônio cultural e artístico existente no nosso município.
Foram eleitos pelo Grupo como prioridades: Plano de trabalho para 2014, tendo como principais discussões, a implantação do Arquivo Público Municipal, o apoio às manifestações tradicionais e populares locais, a implantação do Sistema Municipal de Cultura, extensão do PROLER na região, dentre outras.
Para que tudo isso aconteça, os representantes do Grupo de Trabalho entendem que será extremamente importante o exercício do pluralismo de ideias, e claro, a participação da Sociedade Civil nos processos, ‘’pois sem democracia, a cultura não cumpre um dos seus papéis, que é o de dialogar e agregar, possibilitando as diversas manifestações humanas’’, como informa Sônia Sousa Ribeiro, professora e membro do Grupo de Trabalho.
O Grupo de Trabalho representante da Cultura do município trabalha com apoio da Biblioteca Pública Municipal, local onde são desempenhadas diversas atividades e onde são realizados os encontros mensais em que se discutem as principais ideias a serem levadas à sociedade. Ainda de acordo com Sônia Ribeiro, representante da Comissão de Cultura de Condeúba, é necessário que todos estejam envolvidos com a cultura e discutindo acerca de onde estamos e para onde queremos ir,’’dessa maneira, teremos certeza de que conseguiremos atingir nossos objetivos’’, ressalta a professora.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.