Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (13) que réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, terão as penas decretadas imediatamente. A decisão foi tomada após os ministros rejeitarem os segundos embargos de declaração apresentados pelos réus condenados no processo. Dessa forma, os ministros determinam o fim do processo para alguns réus e a execução imediata das penas. Caberá ao juiz de Execução Penal do Distrito Federal executar as prisões.
Na decisão, os ministros seguiram o voto divergente de Teori Zavascki. O ministro entendeu que todos os réus podem ter as penas executadas, exceto nos crimes em que questionaram as condenações por meio dos embargos infringentes, recurso previsto para os réus que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição.
Esses recursos também valem para os réus que não obtiveram quatro votos pela absolvição. Como o voto divergente foi vencedor, o STF ainda está fazendo levantamento dos reús que serão presos imediatamente.
O relator da ação penal, Joaquim Barbosa, foi voto vencido e posicionou-se pela execução da pena dos 21 réus condenados no processo.
Fonte: Agência Brasil
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
É, SOÓ ACREDITO VENDO, MESMO COM TODO O REPSEITO QUE TENHO PELO DR. JOAQUIM BARBOSA ACHO QUE NO FINAL EXISTE RECURSO PARA ESSA BANDA PODRE. NAO ESQUEÇA ANO QUE VEM TEM ELEIÇOES, NAO PECISO FALAR MAIS NADA…
Será que a imprensa ainda irá mostra um desses bandidos presos? Será que seria em uma das penitenciarias que já existem no Brasil? Acho que o Pais inteiro já não está dando tanta importância a esse tipo de reportagem, pois já aprendemos a conhecer a verdade dessa coisa. Uma reportagem mostrando um desses elementos presos em sela, existirá algum dia?
Até então, a confiança dos Brasileiros na punição desses bandidos continua sendo a mesma, ou seja, nenhuma!