Mudar o cenário da educação é possível e depende do esforço de todos: governos e sociedade civil. Passar da Educação que temos para a Educação que queremos depende, fundamentalmente, de uma nova atitude e de conquistas do dia a dia por parte do governo, de alunos, professores, pais e cidadãos. É uma longa trajetória, que depende de atitudes concretas e inovadoras. Os prefeitos dos municípios de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite e o de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Faria falaram sobre as experiências de sucesso em educação em suas prefeituras neste 2º Encontro de Prefeitos que está acontecendo no Vila Gale Marés, em Guarajuba.
O sucesso na educação no município de Licinio de Almeida tem acontecido através de resultados de investimentos e ações concretas promovidas pela Prefeitura Municipal administrada pelo prefeito Alan Lacerda, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, dos professores, coordenadores, e de todos os servidores comprometidos com a educação, além da parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS) para implementação dos programas: Acelera Brasil, Se Liga Circuito Campeão e Gestão Nota 10. Licinio de Almeida hoje é um exemplo para o Estado da Bahia e região. No ano de 2010, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município ficou com a quarta melhor nota no Estado da Bahia, sendo que o IDEB do ensino fundamental II obteve a maior nota, dentre as 417 redes municipais do Estado.
O sucesso da política educacional de qualidade foi, segundo o prefeito, devido a seis fatores: Vontade política (priorizar a educação, escolha da equipe por competência técnica, condições das instituições escolares), parceria com o Instituto Ayrton Senna, normatização de política de alfabetização, uniformização das matrizes de habilidades, articulação de política de alfabetização, e valorização dos resultados.
Muitos prêmios foram conquistados por alunos da rede municipal de ensino, em nível estadual e nacional, em olimpíadas de Português, Matemática, Astronomia entre outras disciplinas.
Já o prefeito de Rio de Contas apresentou diversas ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura entre os anos 2009 a 2011. Ele priorizou a educação e saúde, pois a localidade estava com professores desestimulados, transporte escolar deficitário e não havia merenda escolar. Começou a fazer convênios, adesões, acordos e termos de cooperação e programas para estimular a educação. E o resultado foi professores estimulados, frequência escolar quase 100% e melhoria no Ideb que cresceu 1.5 em 2011.
O 2º Encontro de Prefeitos conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi,E&L e Uno Público.
Fonte: UPB
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
UM Comentário
Temos de tomar cuidado para não enveredarmos pelo caminho da privatização da educação, que nesse caso é o que está ocorrendo com o Instituto Ayrton Senna. O que temos de fazer é investir na capacitação e na formação de nossos profissionais, das pessoas do município, e principalmente, valorizar professores e demais profissionais da educação, isso sim dá resultado.