Por: Dermeval Filho
Na manhã da última quarta-feira (20/11), a Secretaria de Agricultura em parceria com a CAR de Condeúba (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) receberam na sede da Cooperativa CTEA (Centro de Treinamento e Tecnologias Avançadas), representantes dos Conselhos Municipais, lideranças políticas, entre elas, a Vice Prefeita, Jesuína Ribeiro, secretários de agricultura, técnicos da CAR e líderes comunitários de oito municípios vizinhos, tendo como pauta principal avaliar a formação e atual situação dos Conselhos Municipais, promover debates que visem o fortalecimento do Colegiado Territorial e elaboração da agenda para a próxima reunião do Colegiado em Vitoria da Conquista prevista para o inicio de Dezembro.
O encontro promovido pelo Núcleo Dirigente do Território Sudoeste (membros do núcleo dirigente Presentes: Edimare da SEPLAN, Daniel da CAR de Conquista, Regina da UNICAFES e Maurilo Guilherme da Sec. de Agricultura de Condeúba) teve como objetivo, discutir os principais problemas dos municípios, e com isso viabilizar pelas leis públicas, através de Programas de Governo, ações no sentido de minimizar tais problemas, e assim, fazer com que sejam efetivados e implantados na região.
De acordo com os organizadores do encontro e as lideranças participantes, para que essas ações tenham êxito, é fundamental a constituição dos Conselhos em cada município e a sua regularização como requisito para atuação. As lideranças e demais representantes dos setores envolvidos lembraram as reivindicações e conquistas alcançadas ao longo dos anos, quando se tem um Conselho forte,organizado e regulamentado.
O encontro que se estendeu por toda a manhã e boa parte da tarde dessa quarta-feira foi marcado pelo levantamento de questões de suma importância dentro da realidade dos municípios participantes, em especial, a efetivação e atuação dos Conselhos Municipais, ponto bastante abordado pela organização. O propósito é fazer com que cada cidade representada por algumas de suas principais lideranças promova a atuação e regularização dos citados Conselhos, lembram os organizadores.
No período da tarde foram realizadas oficinas, dividindo os participantes em cinco grupos, onde foi destacada a autonomia dos Conselhos e a capacitação dos conselheiros em cada município. Em seguida, foi feita uma partilha entre os grupos, apresentando alguns dos compromissos e pontos a serem discutidos no próximo encontro agendado para o dia 02 de dezembro. Confira algumas questões abordadas no encontro.
1-O andamento dos projetos ATER e PNHR no Território.
2-Finalização do processo de homologação dos CMDS ate 31/12/2013.
3-Informes Territoriais.
4-Construção da Barragem de Morrinhos e situação da Barragem de Água Fria em Vit. Da Conquista.
5-Resultados das reuniões dos Pólos
6-Balanço 2013.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
Um movimento que me parece ser muito importante para o Município. Só que percebi alguns detalhes ai… nas fotos não vejo nenhum Vereador, nem de oposição nem situação;
vasculhando mais fundo, acho que encontrei o motivo: Maurilo Guilherme com pretenções politicas para proxima eleição,,, com certeza ficou com medo de comunicar os vereadores. kkkkkk, bem mais a culpa não é so dele, afinal, alguem tinha que zelar para que isso não acontecesse… e enquanto isso tem gente cochilando e não percebe isso,,, a sorte é que ele é ruim de de politica, mais mesmo assim fiquem atentos,,, uma hora acontece de chegar la.
Quero esclarecer ao senhor Nô, que pelo visto não tem muitos conhecimentos sobre o que tratou o evento, o encontro foi promovido pelo Território do Sudoeste, e dentro do Território tem um Núcleo Dirigente no qual faço parte representando o poder público do município de Condeúba; o evento foi proposto para que participasse todos os Conselhos Municipais da Região, inclusive o de Condeúba, no qual sou vice-presidente. mas o motivo de ter ido a frente foi para fazer a abertura do evento. Deixo claro ainda que foi esclarecido dentro do próprio que o evento não seria para autoridades politicas, ate por que um dos assuntos principais discutidos foi a autonomia dos CMDS que tem um papel importante no controle social das politicas públicas, não combinaria a interferência de políticos com cargos eletivos; mas tenha certeza que quando couber todos serão convidados.