Condeúba: Secretarias se unem e oferecem exames de vista para crianças de 7 a 14 anos

Por: Dermeval Filho

Programa Olhar Brasil 07

Um trabalho em conjunto realizado entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Condeúba deve realizar entre os dias 04 e 05 de dezembro cerca de 470 exames de vista oferecidos às crianças de 07 a 14 anos, estudantes da cidade e zona rural.

O serviço prestado pertence ao Projeto ‘’Olhar Brasil’ e é desempenhado por profissionais ligados ao Programa Saúde em Movimento. Atuando no mutirão de exames de vista, estão quinze profissionais do Programa Saúde em Movimento, entre eles, dois médicos oftalmologistas, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, professores e coordenadores ligados às duas secretarias à frente do projeto.

Programa Olhar Brasil 02

A Secretaria de Saúde do município informa que os exames serão feitos nas dependências do Colégio Estadual de Condeúba entre às 7 horas da manhã e 17 horas, e devem atender às crianças que passaram por processo de triagem feito pelos agentes de saúde, e onde esses não puderam chegar, o serviço de triagem foi feito pelos professores e coordenadores de educação que atuam nas várias regiões. Segundo a Secretaria de Saúde, o número de 468 alunos cadastrados para os exames se deu após a triagem e resultados obtidos pelo ‘’Teste de Snellen’’, tipo de exame utilizado para identificar deficiências na visão.

Programa Olhar Brasil 09

O Projeto Olhar Brasil, instituído em 2007 numa parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação.  Objetiva contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.