Com a ampliação do sistema de abastecimento de água – obra de reforço emergencial -, cerca de cinco mil moradores de Guajeru, no sudoeste da Bahia, são beneficiados. O número corresponde à metade da população do município, contemplando todos os moradores da sede e alguns distritos. A entrega do novo sistema foi feita pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (5), no centro da cidade, como parte do Programa Água para Todos.
De acordo com o governador, até o final do ano, quatro milhões de pessoas serão beneficiadas pelo Programa Água Para Todos. “Desde 2007 levamos água para três milhões e meio de baianos, por meio do programa. O objetivo é atender, até dezembro, quatro milhões. Já perfuramos quatro mil poços artesianos, fizemos 180 mil cisternas, 2.500 sistemas simplificados de abastecimento, além de barragens de grande e pequeno porte como esta inaugurada hoje [quarta]”.
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, informou que o governo estadual também está implantando nove poços artesianos, com nove sistemas simplificados de abastecimento, “para cobrir as áreas e localidades que este sistema não cobre. Portanto, teremos todo o município coberto”. No mesmo dia foi entregue ainda um caminhão caçamba para o município.
Adutora
As obras, que foram realizadas com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), contribuem para o crescimento do município, como disse o gerente regional do órgão de Caetité, Paulo Ledo. “O projeto possui uma adutora de 174 metros, a barragem do Rio do Antônio, e um reservatório com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, que pode abastecer a cidade com água potável. Pensamos nos próximos 20 anos, já prevendo o crescimento de Guajeru”. Para isso, foram investidos R$ 1,7 milhões.
Baldes e bacias foram ‘aposentados’ na residência da dona de casa, Luana Ribeiro, 28 anos. “Ano passado, passamos momentos difíceis aqui na sede. Chegamos a ficar um mês sem água. Com a conclusão da obra, temos água nas torneiras, chuveiros, e os reservatórios estão cheios. Acredito que, com esta nova realidade, não teremos dificuldades com a estiagem”.
A seca que atingiu o estado em 2013, prejudicando lavouras e moradores de diversos municípios baianos, ficou no passado para a dona de casa Patricia Pereira Garcia. “A realidade agora é outra. Água para beber, tomar banho, cozinhar, sem a preocupação que a seca nos trouxe”.
Fonte: Secom/Bahia
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
E a Barragem dos Morinhos? Nossa região pergunta.
AQUI A PEGADA É FORTE, barragem sim adutora não.