Desenvolvido pela Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Medicamento em Casa – Medcasa – beneficia pacientes de baixa renda dos municípios baianos cadastrados. A ação busca, não somente assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam, como também contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e também mulheres que participam do planejamento familiar.
O município de Guajeru passou a fazer parte do programa e nessa primeira etapa cerca de 150 pacientes já começaram a receber o medicamento em casa que foram entregues pela equipe responsável.
Segundo a Enfermeira Carina Oliveira – PSF Santa Rosa – os pacientes que já foram cadastrados no sistema começaram nesta semana a receber, em seus domicílios, os medicamentos para controle do hiperdia (controle do diabetes e da pressão arterial) e planejamento familiar. “Os medicamentos que foram entregues para os diabéticos e hipertensos duram três meses e é necessário que o paciente faça o acompanhamento em sua unidade de saúde a cada sessenta dias para continuar no programa. Já os medicamentos para controle familiar duram seis meses e as mulheres cadastradas também devem passar regularmente pelo médico”, destacou Carina.
A Enfermeira também destaca a importância do Farmacêutico da Farmácia Básica e Popular, Neuton Viana, que é o responsável pela solicitação dos medicamentos pelo sistema web do programa Medicamento em Casa, como também o papel dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde e de toda equipe da unidade para a efetivação e sucesso do programa.
O cadastro no programa Medcasa está sendo feito de forma gradativa e, segundo a Enfermeira Carina, espera-se que até o mês de abril todos os pacientes do PSF Santa Rosa, que se enquadram no programa, estarão recebendo a medicação em casa. “Na primeira etapa foram cadastrados os pacientes da região de Serra Linda, Fazenda Furna e Fazenda Mandacaru. Os pacientes do centro da cidade já estão sendo cadastrados e em breve receberão o medicamento pelo programa. O cadastro se estenderá aos outros PSFs e em breve todo o município será beneficiado”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Governo de Guajeru
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.