O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia, o CONSUNI / UFBA, aprovou nesta quinta-feira (20) o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, a partir da instituição baiana. A medida é mais um passo para a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, assim como aconteceu com a UFRB e a UFOB, ambas já consolidadas.
A notícia está sendo muito festejada pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que têm a criação da Universidade Federal do Sudoeste como uma das prioridades dos seus mandatos. Os dois participaram ativamente de todos os processos até aqui, do início do campus Anísio Teixeira até a aprovação do desmembramento, aprovado ontem.
Segundo os deputados, esta nova fase atingida agora oferecerá condições básicas para a criação de uma nova universidade que atenda aos anseios do Sudoeste. O próximo passo agora é encaminhar o projeto para o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que deve enviá-lo para votação de Projeto de Lei no Congresso Nacional, que criará a UFSB.
De acordo com o diretor do campus de Vitória da Conquista, Orlando Caires, “agora é o momento de nos unirmos e nos mobilizarmos. Precisamos do apoio da sociedade civil, da comunidade universitária e dos políticos baianos, sobretudo os da Região Sudoeste da Bahia”.
As articulações políticas para a criação da Universidade Federal do Sudoeste, por parte dos deputados Waldenor e Zé Raimundo, já vêm acontecendo e agora ganha mais força com a aprovação do projeto pelo CONSUNI / UFBA.
Fonte: ASCOM / Waldenor Pereira e Zé Raimundo
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.