Através do Oficio Circular, No. 01/2014, datado de 04/03/2014, o Sr. JOSE ANTONIO B. MACEDO, representante do DNOCS em Condeúba, PROIBE a criação de animais na área do Açude Público do Champrão, nossa tão querida, preciosa e cantada barragem de Condeúba.
No Oficio, é solicitada a retirada em até quinze dias, de todos os animais que estão sendo criados na barragem.
Essa medida é uma demanda de toda população que se utiliza das águas do açude, pois é sabido que a criação de animais como vem sendo feita, causa danos à qualidade da água.
Recentemente estiveram visitando nossa barragem funcionários da ANA (Agencia Nacional de Águas) e a primeira irregularidade encontrada no em torno da barragem foi a criação de animais e a segunda mais importante foi a construção de imóveis nas beiradas “Não pode, é terminantemente proibido. Vão ter que derrubar.” – Falou um dos funcionários da ANA. Segundo informações de quem detém conhecimento sobre o assunto, 100 metros é limite mínimo para que sejam realizadas construções em alvenaria. Pode ser que em breve chegue determinações visando arrumar as margens do açude, soluções simples, mas há tempos reclamadas e não atendidas.
Pola, nosso Capitão das Águas, responsável por várias intervenções que vem mudando para melhor a imagem do velho açude, como plantação de árvores na frente da sede; limpeza dos tanques para criação de peixes; limpeza da banca; fiscalização na venda/consumo de bebidas alcóolicas; colocação de placas informativas, diz: “Essa barragem é minha vida, se precisar viverei aqui 24 horas do dia. Isso aqui é um paraíso “
Por: Décio Pereira.
Fotos: Mateus Prates.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
3 Comentários
ATÉ QUE ENFIM O DNOCS TOMOU UMA ATITUDE CORRETA, MAS SE NÃO HOUVER FISCALIZAÇÃO DAS AUTORIDADES COMPETENTES, QUEM MORA LÁ NO “FUNDÃO DA BARRAGEM”, NÃO VAI MOVER UMA PALHA!
Muito bem, finalmente. Agora é fiscalizar sem dar jeitinho pra ninguém, independente de quem seja ou pra quem vota, senão volta a virar bagunça!!!
Se deixou construir vai ter que indeniza.