Por Décio Pereira
Estive presente em todos os quatro jogos da terceira rodada, show! Bom demais ver nosso Agostinho David de Alcântara, quase Valdão de Dário, renovado, de postes e alambrados novinhos, muita gente na torcida em todos os jogos e a rádio Liberdade Fm fazendo a festa. Agora, dentro de campo, nas quatro linhas, naquilo que realmente interessa – futebol – me batam um abacate com limão e mel! – Ainda bem que já larguei o futebol há alguns anos, se não fosse isso, teria desaprendido bastante. Nunca vi tanto perna de pau por metro quadrado e tantas jogadas medonhas em um mesmo jogo. Só mesmo aquele geladinho que mais se parece com rolo de mortadela ou o espetinho de gato para deixar a galera mais satisfeita.
No sábado tivemos o jogo Federais X Tamboril – Fui ver os Federais e assisti ao Xaropinho dá um show de bola. Os Federais marcaram primeiro, mas com um futebol lerdo, numa jogada infantil o goleiro fez pênalti. O Tamboril brocou e os Federais perderam a cabeça. Caio perdeu 37 gols. A zaga mais parecia dois Jatobás juntos, entregava mais do que os meninos do leite. Numa dessas, Xaropinho saiu de cara com o goleiro dos Federais, se ele marcasse os Federais virariam municipais, pois já era 38 minutos do segundo tempo. O tal do Xaropinho acho que estava vencido, faiou, não fez efeito e chutou uma bufa de véa e ainda em cima do goleiro. Como no futebol aquela máxima não falha: QUEM NÃO FAZ, LEVA. Caio liquidou a fatura aos 40 minutos do segundo tempo. 2 X 1 para Os Federais. Mas, se o Xaropinho fosse injeção, os federais teriam tido a segunda derrota;
Domingo pela manhã, às 8 horas da madrugada, fui ver Cachorro Sentado e Juventude. O clássico da rodada. Sacanagem, o melhor jogo de madrugada. Jogo bom, não de futebol arte, mas de emoção e lambanças. Logo no começo Jean marcou para o Cachorro, nunca tinha visto Jean fazer um gol. Continuei sem ver, é que cheguei alguns minutos atrasado e o gol foi logo no começo. Parecia que a maré tinha mudado pro cachorro que tinha sido assaltado nos dois primeiros jogos. Os anciãos tocavam uma bola redonda. Que nada, quem nasceu pra vira lata nunca chega a buldogue, na jogada do empate do Juventude dois erros do Juiz. Houve uma falta no ataque para o cachorro e ele não viu e na sequência um impedimento descarado, segundo Tanaka, jogador do Juventude, o atacante estava a uns três metros tomando banho e o bandeira engoliu o sapo, não marcou e assim o Juventude do nosso amigo Valdeni chegava ao empate. Esqueci de dizer que o cachorro estava com dez homens, um dos seus atacantes fora expulso, numa jogada boba, o Juiz parou o jogo e ele chutou a bola pra lateral e foi pra rua. Duas lambanças ao mesmo tempo: Primeiro a do jogador que já tinha amarelo, depois do Árbitro que levou tudo a ferro e fogo e poderia ter relevado e dado aquela bronca do tipo: “Acabou, na próxima vai pra rua.” Afinal, era um clássico. Duas infantilidades e o clássico perdeu a graça. O Juventude que nada tinha a ver com o problema, fez 3 X 1 e no final tomou um gol de pênalti, fechando em 3 X 2 e mantendo 100% de aproveitamento, seguindo firme na liderança do campeonato;
Quando o sol mostrou para que existe, entraram em campo Cerquinha e Independente. O sol equilibrou o jogo. A Cerquinha abriu dois a zero, o Independente fez um e poderia ter chegado ao empate, mas o cansaço de ambas as equipes não permitiu um futebol de melhor qualidade. Diga-se de passagem, aos 30 minutos do segundo tempo, com o sol a 200 graus, onde podia fritar um ovo no meio de campo, parecia o inferno aqui na terra. Confesso que cheguei em casa cansado só em assistir;
Depois do almoço e depois de uma bela soneca, fui ver o afamado Santa luzia enfrentar o Riacho Seco, imaginando que seria uma sacolada pro santa. Que nada, não tem mais time bobo. O Riacho Seco deu o maior trabalho ao Santa que venceu por 1 X 0, mas aos 47 do segundo tempo o atacante do Riacho Seco perdeu um gol de cara, era pra fechar a tampa do baú.
Depois de tudo, depois da rodada finalizada, ficou a alegria de mais duas tardes de futebol em nossa Condeúba e já a expectativa para a próxima rodada, que definirá possíveis classificações para a próxima fase para uns e possíveis enterros para outros. Lembrando que na lógica da vida, que é mais velho vai primeiro, entenda-se os velhinhos do cachorro.
Parabéns ao nosso Diretor de Esportes Zé Américo pela organização, ao velho Pola pela condução da equipe de arbitragem, a torcida que não arreda o pé e fica em pé, mas não vai embora.
Destaques para o Técnico do Juventude Valdeni que após o seu jogo dançou o Lepo Lepo para o zagueiro do Cachorro, que trocou o Juventude pelo Cachorro; Para o craque da rodada Xaropinho, que mesmo perdendo um gol feito levou o time dos Federais à loucura; Para os goleiros malucos: Alisson, Manoel Quiabo e Cleiton e para os profissionais da Liberdade FM que dão um show levando nosso futebol, para os quatro cantos do mundo, onde o torcedor se sente à beira do campo, às vezes até dentro do campo, pois Chico Lima fica literalmente dentro das quatro linhas.
Foto por: Condeúba Nossa Terra.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
Até que a foto se salvou, más ôh esse Condeuba Nossa Terra
Me corrija se eu estiver errado, não seria “O Federais” ao invés de “Os Federais”? em outro blog tá lá “A Santa Luzia”, não seria “O Santa Luzia”?
Será que o correto é dizer “Os Corinthians” “Os Santos” “Os Palmeiras”?????
Não me leve a mal, é só resenha mesmo, rsrsrsrssrs