Por: Dermeval Filho
Famílias e vizinhos se reuniram em torno das fogueiras como forma de reviver o São João em sua essência
Pelo segundo ano consecutivo a noite de São João em Condeúba é comemorada em sua forma tradicional, com muita fogueira acesa, famílias e vizinhos reunidos nas portas das casas, brincadeiras tradicionais, como quebra-pote e arvoredo sendo aos poucos revividas, além de muita música e arrasta-pé ali mesmo, no meio da rua. O primeiro passo para a mudança foi dado no ano de 2013 pela administração municipal e organizadores da festa, voltando a se repetir em 2014. O resultado é muita animação pelas diversas ruas da cidade, um clima de confraternização com as crianças encantadas pelo brilho dos fogos e pessoas de todas as idades em volta das fogueiras numa época de muito frio na região.
O objetivo da organização do evento mais tradicional da cidade e região é justamente reviver momentos que há anos vinham se perdendo pela concentração de shows e apresentações em um único local. Com a interrupção dos shows das bandas no Forródromo, a noite da fogueira voltou a ser o momento em que as famílias podem celebrar o tradicional São João, receber familiares, vizinhos e visitantes de fora da cidade.
A medida tomada dividiu opiniões num primeiro momento, mas aos poucos tem conseguido o reconhecimento e aprovação da maioria da população, que vê na iniciativa, uma forma de unir as pessoas no clima original da festa junina. Da mesma forma, a proposta tem tido um reconhecimento especial dos moradores da zona rural, que antes se deslocavam para a sede em função da festa na Praça do Forró. Todavia, agora podem cumprir com o roteiro típico dessa época, visitando e recebendo pessoas em casa, além de se confraternizarem em torno da fogueira com um copo de quentão.
Vale lembrar que o destaque para a noite de fogueira é apenas uma pausa na maratona de shows e apresentações de bandas na Praça, mas a forró tradicional, atualmente chamado de “pé de serra” continua a rolar solto por diversas ruas e bairros. Quem participa, sempre é acolhido com muito carinho por todos e acaba aprovando de vez a iniciativa. Até por que, a festa continua por mais duas noites na Praça do Forró, a pausa serve para repor as energias e cair novamente no forró.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
5 Comentários
Há os que pensam que essa tradição havia acabado, na verdade, essa tradição nunca deixou de existir e nem nunca vai deixar, Os moradores sempre acendeu suas fogueiras às dezoito horas, faziam a confraternização na vizinhança até às vinte e três e em seguida iam para festa na praça. Ter a festa na praça na noite de são João no dia vinte e três sempre foi uma tradição forte, e está sendo morta agora! eu sempre conhece a noite de São João com banda na praça, primeiro na Praça da Igreja, depois, passou para a Praça do Forró, outra coisa que eu sempre presenciei, é que com banda na praça, ou não ,os Lautos, dona Amelia, e Dalminho, sempre fizeram suas comemorações, Agora a tradição do pessoal da periferia. Divino Espirito Santo, por exemplo, essa está sendo detonada. Esse ano eu percebi fortemente o fluxo de pessoas da cidade deslocando para a zona rural, uma vez que a cidade está acabando, Houve um fluxo de pessoa muito grande da cidade, para o Riachão, Mandacaru, e Jatobá, três localidades que começa a ganha força, no Bairro que moro tínhamos a tradição de ir na casa dos vizinhos, esse ano deixamos as fogueiras queimando sozinhas, e ano que vem nem fogueira faremos. Uma outra questão, muitos forasteiros vem exclusivamente para a noite de São João, uma vez que no dia seguinte é feriado. Minha festa eu faço de qualquer jeito! Aqui ou na zona rural! sem problemas! Mas a festa deu uma quedinha, em vários aspectos, Deu até saudade de Zé Maria!
O Governo de Condeúba tomo a atitude ACERTADA em não promover festa na Praça, no dia 23 de junho. A decisão foi tomada depois de ouvir a comunidade, principalmente, da zona rural, que alegavam nunca mais ter conseguido reunir a família na principal noite dos festejos juninos, pois antes que a fogueira fosse acesa, todos vinham para a cidade, por causa da festa, deixando toda comida pra traz. Esta tradição estava condenada a findar-se, até porque são tantos dias de festa. Foi a melhor festa de São João que a região já viu. Condeúba só via os grandes shows pela TV, agora é uma realidade. FESTA PARA TODOS!
A TRADIÇÃO DA NOITE DA FOGUEIRA ESTÁ GARANTIDA!
Gostaria de deixar aqui registrado, mas na verdade mais como uma sugestão que vocês percorram também as ruas do Divino, para que possamos observar como estas famílias estão comemorando o São João, pois observei que as fotos eram relativas apenas as famílias do centro da cidade.
CREIO QUE CADA FAMÍLIA SABE A MELHOR FORMAR DE COMEMORAR O SÃO JOÃO, POIS O QUE VALE NÃO SÃO OS TERES E PRAZERES… MAS O SER!!! NÃO TENHO TANTA FARTURA EM CASA OU LUXOS, MAS ESTÁ EM FAMÍLIA, VISITAR OS PARENTES E AMIGOS, PARTILHAR O QUE SE TEM OU ATÉ O QUE NÃO SE TEM É MARAVILHOSO!!!
HAHAHA.. jeito de comemorar o São joão tradicional? ou da gestão engana os trouxas…. hahahahahah