Por: Dermeval Filho
A manhã da quarta-feira contou com palestras e apresentações de estudantes do município
Na manhã da última quarta-feira (13) o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em parceria com o Governo de Condeúba promoveu o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, que teve como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.
O evento foi apresentado pela presidente do CMDCA, Gladys Dias, por Ângela Cruz, Secretária de Ação Social e pela Articuladora do Selo Unicef em Condeúba, a Primeira Dama, Rosinea Ribeiro. Com o apoio de diversas secretarias, entre elas, Ação Social, Educação, Saúde e demais Diretorias envolvidas, o Fórum contou com a participação de representantes dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário de Condeúba, bem como da Sociedade Civil e demais lideranças comunitárias do município.
O padre Osvaldino, recém-chegado à paróquia, fez uma oração ecumênica, abraçando as diferentes manifestações religiosas, e ressaltou o gesto de coragem do município em buscar esse importante reconhecimento. O Prefeito Guto falou aos participantes no início do evento e também destacou a importância do município avançar na qualidade e melhoria de vida da população, passando inevitavelmente por questões e setores que cuidam das nossas crianças, reforçando assim, o compromisso assumido por ele e toda a sua equipe.
Mais que a conquista do reconhecimento por parte do Unicef com o selo, a prefeitura busca atingir os percentuais traçados e as metas estabelecidas, entre as quais: promover a proteção integral, universalizar direitos, melhorar a vida na infância e adolescência, reduzir desigualdades sociais e dessa forma contribuir para que o país atinja os objetivos.
O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef realizado na Quadra Esportiva do Colégio Municipal Alcides Cordeiro e é uma das exigências do Unicef para as cidades que almejam alcançar o Selo 2013/2016. Por orientação do Unicef, devem ser realizados dois fóruns, sendo este o primeiro, e o segundo, apenas em 2016.
Além dos debates pertinentes em torno das questões pré-estabelecidas para o evento, outros atrativos do Fórum e que prendeu a atenção do público participante, foram as diversas apresentações dos estudantes das escolas do município e movimentos ligados à Secretaria de Ação Social. Os participantes se encantaram com as performances de grupos de capoeira e Fanfarra musical do ‘’Mais Educação’’ e danças das crianças do pré-escolar da Creche Vovó Clemência Sofia e da Escola Municipal Dário Lima.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.