Em edital divulgado na última semana pela Fundação Itaú Social, o município de Guajeru se destacou no cenário nacional, ficando entre os 75 municípios de todo o país a serem selecionados. No estado da Bahia somente 6 municípios fazem parte desta lista e Guajeru é o único da região Sudoeste.
Em declaração, os idealizadores do Projeto Tocar Guajeru, o prefeito Gil Rocha e a primeira dama, Marta Lima, destacaram que o Governo Municipal está comprometido na construção de um novo tempo em Guajeru, onde as crianças e adolescentes possam ser inclusas nas diversas ações e projetos da atual gestão. “Ações que têm o objetivo de fortalecer e de melhorar a qualidade de vida da juventude, além de ser um projeto político do nosso governo, sempre foi nosso sonho pessoal como cidadãos guajeruenses”.
Organizado pela Fundação Itaú Social, o Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente visa aprimorar iniciativas que reduzam ou previnam violações de direitos das crianças e dos adolescentes. O apoio promovido pelo Edital é realizado a partir da destinação de recursos financeiros para os Fundos da Infância e Adolescência.
Entre as propostas avaliadas e aprovadas pelo Comitê de Lideranças do Itaú, está a do projeto “Tocar Guajeru”, elaborado pelo Governo de Guajeru, que oferecerá a crianças e adolescentes do município aulas de violão; palestras com temas que favoreçam o crescimento humano-afetivo, intelectual e cultural dos beneficiários; palestras também às famílias, a fim de fomentar a parceria na formação de cidadãos autônomos.
A secretária de Assistência de Desenvolvimento Social de Guajeru, Ivanilde Meira, responsável pela unidade executora do projeto, comemorou a aprovação do “Tocar Guajeru”. Das 417 cidades baianas apenas 06 delas terão o apoio da Fundação e Guajeru se destaca como um desses raros municípios contemplados. “O projeto em 2015 será um instrumento para preparar crianças e adolescentes para enfrentar, com coragem e dinamismo, o cotidiano da vida, resgatando o potencial de cada um através de atividades artísticas, que os ajudarão a identificar e desenvolver suas habilidades.” Destacou a secretária.
Segundo o Assistente Social e responsável técnico pelo projeto, Rogério Meira, a próxima etapa se refere à parte burocrática, com o envio de documentação e elaboração de relatórios. Rogério destaca que a partir de janeiro o município estará recebendo os recursos provenientes do Edital. “Uma gestão municipal inovadora e comprometida com as causas sociais, certamente tem sido um modelo e incentivo para que os colaboradores possam, ainda mais, se empenhar para contribuir com a proposta de construção de um trabalho que priorize e valorize os jovens guajeruenses”. Concluiu.
Fonte: Ascom / Gov Guajeru
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.