Por: Décio Pereira
Sob a autorização da Justiça as obras da adutora que fará a ligação da barragem de Condeúba até a cidade de Piripá, levando água potável, foram retomadas.
Causa estranheza que após um ano da terrível seca que assolou nossa região, quando esse projeto foi instaurado como sendo a salvação para o povo de Piripá e, uma comoção popular, diga-se de passagem das duas cidades, impediu que fosse adiante, após decorrido tanto tempo nada de definitivo foi feito pelos governos, voltando agora a solução “meia-boca”, outra vez com a construção da adutora, já rejeitada pelas populações de ambos os municípios. Lembro-me que nosso saudoso amigo Penna de Piripá, naquela oportunidade, conduzia uma moção a favor de que fosse construída uma barragem para Piripá e não adutora, inteligente como ele era, inteligente como o povo de Piripá é, não precisa gastar muito a sabedoria para constatar que esse é um projeto que mais prejudicará Piripá do que ajudará. O povo de Condeúba jamais foi contra e nem será ao fornecimento de água para nossa co-irmã Piripá, nem para qualquer outra cidade que necessite, haja vista que historicamente todas as cidades circunvizinhas usam a água da barragem de Condeúba, que não é do povo condeubense, é um equipamento federal, construído no município de Condeúba e administrado pelo DNCOS. A reivindicação tanto dos condeubenses, quanto dos nossos irmãos piripaenses, é para que algo em definitivo seja feito, uma vez que se vingar a construção da adutora, Piripá nunca mais verá construção de barragem.
É um momento de cerramos os punhos, arregaçarmos as mangas das camisas, buscar o entendimento e juntos, irmanados, buscarmos uma solução duradoura que resolva o problema de água em Piripá e não crie um problema para Condeúba, pois diante do que estamos presenciando, em pouco tempo teremos ao invés de uma cidade com falta d’água, duas, já que a população de ambas as cidades cresce a cada dia. Quando as barragens de Condeúba e a de Piripá foram feitas, as populações desses dois municípios era de 15% do que é hoje, dessa forma, o que precisamos é de investimentos, construção de barragens novas e que saia do papel o já adulto projeto da construção da barragem dos Morrinhos. É a hora de cobrarmos dos Deputados eleitos e reeleitos os votos que lhes demos nas últimas eleições; é hora das administrações municipais, juntamente com as câmaras de vereadores mostrarem serviço, o que “nós não podemos é ficarmos em nossas casas, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar…”, no nosso caso, esperando a água acabar. A hora de lutarmos é agora, que estamos com muita água à disposição, que as chuvas estão chegando… pois quando vir a intempérie, a hora de lutar terá passado, será a hora de acudirmos uns aos outros. Mas, que fique claro: NÃO PRECISAMOS CHEGAR A ESSE PONTO, pois “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Estivemos em Piripá na segunda-feira tentando falar com a Prefeita Suely, que não se encontrava na cidade, mas através do solicito Secretário de administração, o Sr. Fabiano, marcamos uma entrevista que publicaremos nos próximos dias sobre esse episódio;
Estivemos no escritório da EMBASA de Piripá e não havia ninguém autorizado a falar sobre o assunto;
Conversamos com populares e a maioria parece não estar satisfeita com o desfecho encontrado pela Embasa para a solução do problema, o que a população deseja é que seja construída uma barragem e não “desvestir um santo para cobrir outro”, como bem falou o Sr. Arlindo;
A EMBASA por sua vez não constrói barragens, só capta água de já existentes, trata e vende;
Enquanto isso a população de Condeúba está apreensiva e aos poucos vai se formando, outra vez, uma nova e ainda maior comoção popular no intuito de impedir a construção da adutora, desta vez com requintes de raiva da Embasa e dos Governantes, que só querem a solução mais fácil e não a necessária. Se não houver por parte dos responsáveis pela obra ações que tragam explicações convincentes, poderemos ter resultados drásticos na seqüência e ninguém poderá dizer que não avisamos.
O momento é tenso!
O PESADELO VOLTOU!
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
7 Comentários
agora vai ser diferente deixa eles ter o trabalho de fazer ai depois nois quebra tudo
Bem comentado Décio, seu relato diz tudo e digo mais, pelo que conheço da região de Condeúba, os mananciais que abastecem a Barragem do Champrão não conseguirão manter os níveis necessários para o abastecimento de ambas as cidades, durante uma estiagem prolongada, como acontece todos anos na região de Condeúba e no nordeste de nosso País. Se os dirigentes desses órgãos que cuida dos abastecimentos de cidades, como é o caso em discussão, fariam uma analise melhor, realizariam projetos para ampliar a captação de recursos hídricos e não diminuir o que tem.
A situação si tornará cada vez mais difícil de encontrar água potável, os desmatamentos estão por todos os lados, isso contribui e muito pela escassez de água, foi mais que provado em pesquisa recente em São Paulo, o sistema de Paraibuna e Salesópolis que é o segundo maior em importância, no Est. de SP, não foi afetado pela estiagem prolongada, devido a conservação da mata em torno da represa, já no sistema Cantareira houve problemas em seus reservatórios devido a má conservação das matas ciliares, que foram desmatadas ao longo dos anos, para a prática da agricultura.
E essa prática ocorre também em Condeúba, vários proprietário desmatam para a queima do carvão e depois usam essas áreas para a agricultura. As margens dos mananciais devem ser protegidas com florestas, para proteger as nascentes, mas ainda há tempo de recuperar se houver um reflorestamento em massa, nessas áreas degradadas, é a nossa vida que esta em jogo, PENSEM NISSO, VIDA EM JOGO……………água para todos.
POVO DE CONDEÚBA, PELO AMOR DE DE DEUS NOS AJUDE A PELO MENOS TER ÁGUA EM NOSSA CIDADE, POIS AQUI A ATUAL PREFEITA E DEMAIS POLÍTICOS ACABOU COM NOSSA CIDADE,ACABOU COM BANCO, CESTA DO POVO, CAMPO DE FUTEBOL, QUADRA DE ESPORTE, MATADOURO, MERCADO MUNICIPAL, ESCOLAS. NÃO TEMOS MAIS NADA , FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA CONTRATADOS ESTÃO SEM RECEBER A 4 MESES, CONCURSADOS A 3 MESES, CIDADE NÃO TIVER ÁGUA E CONTINUAR ESSA FAMÍLIA DE JEOVÁ DESMANDANDO A CIDADE VAMOS VOLTAR A SER DISTRITO.
Amigo Décio, Parabéns pelo ótimo artigo, referente a adutora da EMBASA, que vai levar agua para Piripá. O povo e as autoridades de Condeúba, precisa acordar, se isto acontecer, vai ficar sem agua a região toda. Que saudade do sr. Promotor de justiça, que morou em Condeúba, Dr. Roberto, quando ele obrigou a EMBAS a tratar a agua que abastece a Cidade de Condeúba.
Com certeza essa adutora não vai chegar em Condeúba, por que dessa vez as manifestações vão ser mais intensas, uma vez, que em se tratando disso, a população de Condeúba está fechada! E muito gente de Piripá também. Agora é hora de fechar sobre os governantes para dá inicio à construção da Barragem de Piripá, Pená você se foi, mas tenho certeza que muitos de nós estaremos aqui pela sua causa! Barragem de Piripá, já!
caro pe morador de piripa o problema e q s fazer essa adutora nao vai resolver nem o problema seus e nem o nosso so vai piorar e a mesma coisa de tapar o ssol com a peneira e de uma certa forma condeuba sempre socorreu piripa em epocas de seca e sempre vai socorrer mais a adutora nao vai resolver o problema so vai piorar por s fizer ai pode esquecer a tao sonhada barragem dos morrinhos
concordo com ribeiro fazer uma adultora em piripá nao é a soluçao do problema,hoje temos agua graças a deus mais amanha podemos faltar.condeuba esta crescendo muito a cada dia muita agua esta sendo usada ,em contruçoes de casas.existe muitos lava jatos de carro que estao acabando com a agua do municipio de condeúba ,devemos sim é cobrar e ssa barragem que a tanto tempo os governantes comem o dinheiro e nao fazem a barragem dos morrinhos .pois o municipio ja abastece cordeiros ,alvorada e regiao toda ,barreiro grande ,queimadas,pe.da.ladeira e mais localidades no tempo da estiagem nao ira supotar abastecer piripa .nao e questao de negar agua pois sempre os caminhoes levam agua pra piripa e uma questao de nao ficarmos sem agua pois na reegiao só chove de ano em ano muita das vezes fiac muitos anos sem chuva.