Se 2014 deixou muita gente decepcionada em relação aos feriados, 2015 promete arrancar muitos sorrisos. É que dez dos onze feriados nacionais caem em dias de semana neste ano, sendo que muitos deles poderão ser esticados.
O setor de turismo comemora. A folga prolongada estimula não só as viagens para o litoral, mas também as internacionais. Fabiane Carmo, supervisora de uma agência de viagens, estima um crescimento de até 15% na venda de pacotes.
Já os comerciantes reclamam que o número prolongado de feriados prejudica a economia. Para o comércio de Belo Horizonte, por exemplo, cada dia parado gera um prejuízo de 76 milhões de reais, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital mineira. Para Anderson Rocha, vice-presidente da entidade, o “enforcamento” dos feriados “gera, infelizmente, por uma questão da cidade de Belo Horizonte, um êxodo muito forte devido ao turismo de praia ou de interior, quando há um esvaziamento da cidade”.
O único feriado nacional a cair no fim de semana nesse ano é o da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro. Confira a lista dos que caem em dia útil:
1º de janeiro (Ano novo) – quinta-feira
17 de fevereiro (Carnaval) – terça-feira
3 de abril (Sexta-feira Santa) – sexta-feira
21 de abril (Tiradentes) – terça-feira
1º de maio (Dia do Trabalho) – sexta-feira
4 de junho (Corpus Christi) – quinta-feira
7 de setembro (Dia da Independência) – segunda-feira
12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) – segunda-feira
2 de novembro (Dia de Finados) – segunda-feira
25 de dezembro (Natal) – sexta-feira
Fonte: Agência Brasil
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.