Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 71% dos brasileiros não têm um partido politico de preferência. Segundo o instituto, o percentual é o menor desde que essa pergunta começou a ser realizada nas pesquisas, em 1989. Em dezembro de 2014, 61% disseram que não tinham partido preferido.
O último salto na rejeição aos partidos, segundo o Datafolha, havia sido na época das manifestações de junho de 2013. Ali, os que diziam não preferir nenhuma legenda saltaram de 55% para 64%.
O Datafolha fez a pesquisa entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). O instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
O instituto apurou também quais são os partidos da preferência dos brasileiros. O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, foi apontado por 12%. O PSDB, principal sigla de oposição, vem em seguida, com 5% da preferência. No último levantamento, em dezembro, o PT tinha 22% das preferências e o PSDB tinha 7%. O PMDB se manteve estável em 4%.
Aprovação da presidente entre petistas
Entre aqueles que disseram ter o PT como preferência, 52% avaliaram que o governo da presidente Dilma é ótimo ou bom. Em dezembro, esse índice era de 71%.
Por outro lado, a parcela dos petistas que avaliam a administração atual como ruim ou péssima passou de 3% para 12%.
No final de semana, a “Folha” divulgou pesquisa sobre a aprovação geral do governo. 44% disseram que a gestão de Dilma e ruim ou péssima.
Fonte: G1
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
UM Comentário
Se for feito essa mesma pesquisa apenas com eleitores neutros, excluir da pesquisas brasileiros com vínculos partidários a rejeição com os partidos chega próximo de 80%. Isso prova uma evolução democrática na politica brasileira, cada vez mais os eleitores estão votando em candidatos, escolhendo pessoas esteja ele onde estiver. Essa é uma informação muito importante para as lideranças dos partidos políticos do Brasil, porque diante dessas informações, sabendo escolher seus candidatos, certamente que terá um resultado muito mais proveitoso nas eleições.