Por: Rubens Nascimento
Os princípios da administração pública se dividem em cinco, sendo a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.
É indispensável que explanemos sobre cada um deles.
Legalidade: o administrador deve atuar juntamente com a lei.Atos que vão contra a lei não são permitidos, pois seguimos o modelo da estrita legalidade, resultando em realizar somente o que a lei autorizar.
Impessoalidade: os serviços prestados devem ser de modo geral, não havendo diferença na prestação de serviços de pessoa para pessoa.
Moralidade: a ética, justiça, honestidade devem ser valores embasados na vida do administrador a quem compete agir com responsabilidade, tendo plena consciência de suas obrigações.
Publicidade: contribui para divulgar os serviços prestados, garantindo também sua fiscalização, cumprimento, transparência.
Eficiência: obtenção de resultados satisfatórios às necessidades de uma coletividade. Os serviços devem ser realizados com qualidade, possibilitando uma vida mais digna para todos.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
2 Comentários
Será que exite algum lugar do território brasileiro onde eles são cumpridos? Isso é coisa de estrangeiro, não?
Os princípios da administração pública devem ser cumpridos. Quando ocorre ato contrário a esses princípios,o gestor responde pelo crime de improbidade administrativa. Porém, depende de cada um de nós como cidadãos cobrar pelo respeito aos princípios e uma administração pública eficiente. E de modo impessoal preste seus serviços, com base na moralidade e legalidade, além de proporcionando conhecimento a população dos atos praticados através da publicidade.