Após um verão intenso em todo o Brasil, o outono chegou nesta sexta-feira (20). Às 19h45 (horário de Brasília) ocorreu o equinócio de outono, fazendo com que no hemisfério Sul seja o início do outono e no hemisfério Norte, o começo da primavera.
Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional (ON/MCTI), explica como ocorrem as mudanças de estação no Brasil. “O início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra. Como consequência desse posicionamento é bem notado o comprimento dos dias e das noites”, detalha.
Segundo ela, no início do verão temos o dia mais longo do ano e a noite mais curta, enquanto no início do equinócio de outono os dias e as noites têm a mesma extensão. “Durante o outono o dia vai ficando cada vez menor e a noite cada vez maior até que no início do inverno temos a noite mais longa do ano”, disse Josina.
O início das estações é uma marca astronômica que pode ser prevista para dezenas de anos seguintes, a partir do conhecimento de astrônomos. A órbita da Terra em torno do Sol, as temperaturas, as chuvas, os dias ensolarados e toda a condição climática dependem de uma série de outros fatores, além da estação do ano.
Fonte: EBC
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.