Por: Dermeval Filho
O encontro serviu de oportunidade para valorização dos produtos locais e debate em como melhorar a qualidade dos alimentos produzidos no município

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Governo de Condeúba
Discutir a questão da segurança alimentar desde a produção agrária até o acesso ao alimento de forma adequada, saudável e acima de tudo, ter esse alimento com qualidade na mesa para todas as pessoas. Essas e outras questões abordadas foram alguns dos temas apresentados no 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Ação Social no último dia 22, no Centro Paroquial de Condeúba.
Tendo como público, diversas lideranças de associações, autoridades locais e representantes da agricultura familiar do município, o 2º Seminário de Segurança Alimentar foi mais uma bela oportunidade em que o público presente pôde adquirir conhecimentos e passar um pouco da experiência diária no trato com a terra e produção de alimentos. Mais uma parceria entre secretarias na atual gestão que tem mostrado resultados positivos junto à população.
“Comida de verdade, no campo e na cidade”. Partindo dessa premissa, os realizadores do encontro acreditam que apesar dos avanços em tirar o Brasil do mapa da fome, há muito ainda a ser feito. Para a palestrante do encontro, a nutricionista Gletheane Silva Caires, “não basta superar a fome, é preciso saber o que comer”. Com dados e estatísticas que revelam uma necessidade de mudança, a nutricionista entende que o erro começa desde cedo, nos hábitos das crianças, já que há um aumento no consumo de alimentos industrializados, do sedentarismo, e consequentemente, diminuição no consumo do arroz, feijão, frutas e verduras. Responsável pela palestra central do evento, a profissional especializada em alimentação humana abordou com propriedade uma série de assuntos ignorados no dia a dia do brasileiro, os quais precisam ser revistos pela população, quando se busca uma melhor qualidade de vida.
Igualmente significativas foram as demais participações na manhã dedicada a discutir a qualidade dos alimentos, a mudança de hábitos na produção e a divulgação dos produtos naturais. Destaque para o padre Osvaldino Barbosa, que mostra a cada dia, desde que passou a fazer parte da comunidade condeubense, ser uma liderança preocupada com as questões sociais importantes para o município, em especial aquelas que envolvem os jovens e o homem do campo.
O prefeito Guto Ribeiro prestigiou o evento e apresentou sugestões para a valorização ainda maior dos produtos oriundos da agricultura familiar, mostrando seu cuidado e atenção com esse segmento essencial para o desenvolvimento do município. Também falaram ao público, o Secretário de Agricultura, Maurilo Guilherme, de Ação Social, Ângela Cruz, Regina Dantas, representante do Território Sudoeste e Reginaldo Sobrinho, representando a central de associações.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.