Tudo começou no ano de 2005, quando um grupo de amigos adolescentes resolveu montar uma banda. No começo era quase tudo improvisado, onde todos faziam um rodízio de instrumentos e funções até se definir quem faria o quê. A qualidade técnica musical não era das melhores, mas eles sempre se esforçavam e, hora ou outra, pintavam nas festas em Condeúba.
De lá pra cá, muitos nomes passaram pela banda, ou melhor, pelas bandas, pois no intuito de caracterizar seus estilos, axé (Banda Nova Face) e forró (Banda Xote.com) costumam alternar seus nomes conforme a época. Uma tremenda cara de pau ou, simplesmente, respeito ao público de cada estilo. Nessa rotatividade de músicos a grande maioria é de condeubenses, onde é possível destacar: Ramon, Ezequias, José Nilton, Jairo Raone, Lucas Coruja e Luciano entre os que mais se fizeram presentes nas apresentações.
Hoje, passados dez anos, pode-se dizer que eles conquistaram o seu espaço no disputadíssimo cenário da música no sudoeste da Bahia. Seus shows não se resumem apenas a nossa cidade, prova disso é o grande número de apresentações somadas em todas as cidades vizinhas, inclusive, em Vitória da Conquista, onde costumam se apresentar com frequência nos melhores ambientes festeiros de lá, como o Festival de Inverno Bahia, maior evento deste gênero do interior do norte e nordeste do Brasil, onde a Xote.com vai tocar pela segunda vez, no próximo dia 28 de Agosto (Sexta-Feira), mesmo dia em que se apresentará a renomada cantora e grande atração do FIB 2015, Ivete Sangalo. Confira abaixo o que a banda pensa sobre este momento.
“Estamos muito felizes em chegar a estes dez anos de música, é algo que fazemos como hobby, porém, com muita seriedade e respeito a quem nos contrata e a todos aqueles que sempre estão em nossos shows e nos dão a honra e a imensa satisfação de seu prestígio.
Se alguém nos perguntar se chega a ser frustrante não ter alcançado um maior sucesso, prontamente responderemos que não, pois este sentimento está dentro de cada um de nós, das coisas boas que fizemos e que proporcionamos às pessoas, isso a gente tem certeza de que fez. Tocar em nossa cidade e ver amigos e familiares nos prestigiando já um enorme sucesso para nós.
Costumamos dizer que somos um forró bem tocado da sanfona de Mestrão somado ao bom balanço da Banda Apollo 11, a quem pedimos licença e nos orgulhamos em dividir com eles parte da história cultural local. Agradecemos demais a todos aqueles que suportaram nossa chatice ao pedir instrumentos ou equipamentos emprestados, casos de nossos amigos Carlos Dj, Zinha, Arlito Duarte, Claudio Novais e Guto, que mesmo antes de se tornar prefeito e fazer constante nossas apresentações aqui em Condeúba, nos dando o maior apoio, desde lá do começo fazia questão de nos emprestar o seu estimado contra- baixo branco para que pudéssemos ensaiar e tocar. Falando nisso, alguém pode nos dá a notícia de onde foi parar aquela relíquia?
Nos últimos meses a gente vem sentindo e discutindo sobre nossa parada, felizmente isso se dará por conta do rumo das escolhas profissionais que fizemos para nós e da dificuldade que teremos, por conta disso, em conciliar o tempo e manter o bom nível de ensaios e, principalmente, das apresentações. Médico, engenheiro, bancário, administrador de empresas, servidor público, advogado e empresário, de tudo um pouco saiu e vai sair desta banda.
Temos a consciência de que nossa trajetória musical está se aproximando do fim, fato que, de certa forma, nos deixa tristes, porém, o sentimento de dever cumprido nos alegra e conforta, além da possibilidade de abrirmos espaço para as novas gerações (não que sejamos velhos, muito pelo contrário) e para os novos nomes que vem surgindo também mostrarem seu talento e passarem a ter as mesmas boas oportunidades que temos.
Enfim, por enquanto estamos aí fazendo o som pra galera e curtindo ao máximo estes possíveis últimos momentos musicais, que até pode se estender um pouco mais. Só nos resta agradecer o carinho e todos os bons momentos que vivemos e convidar a galera para dançar forró conosco, no FIB 2015.”
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.