As chuvas nos primeiros dias do ano na Bahia já superaram a média histórica de precipitação esperada para janeiro, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
O maior destaque foi para a região da Chapada Diamantina, que em 21 dias teve média de 312,9 milímetros – a média histórica para o período é de 105,3 milímetros. As regiões do Rio São Francisco, do nordeste e recôncavo da Bahia tiveram situações semelhantes.
As fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos municípios e, em alguns locais, moradores tiveram que usar barcos e caiaques para tentar salvar os móveis. De acordo com a Sema, a única exceção foi o sul do estado, em que a precipitação acumulou 89,6 milímetros, abaixo dos 125,3 esperados. A previsão para os próximos dias é de que as condições climáticas se mantenham.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o céu deve permanecer encoberto e chuvoso no estado, graças a uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia.
Fonte: Bahia Notícias
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.