Lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das maneiras mais baratas e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas — como a covid-19, gripe, resfriado e até diarreias. A lavagem das mãos precisa durar ao menos 20 segundos e inclui ensaboamento, esfregamento, limpeza dos polegares e pulsos, enxágue e secagem em toalha limpa ou de papel. Veja os cinco passos para uma boa lavagem das mãos:
1 – Molhe as mãos com água corrente limpa (quente ou fria), feche a torneira e ensaboe as mãos;
2 – Esfregue as mãos com sabão até espumar. Esfregue a espuma nas costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas. Não se esqueça dos dedões!
3 – Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos;
4 – Enxágue bem as mãos com água corrente limpa;
5 – Seque-as com uma toalha limpa ou mesmo no ar.
Como usar o álcool gel
O álcool gel é apontado pelas autoridades sanitárias como alternativa à lavagem das mãos apenas para momentos em que não houver água e sabonete. O produto pode não funcionar quando as mãos estão muito sujas ou oleosas. Para aplicar o álcool gel, coloque uma quantidade equivalente a uma colher de chá na palma de uma das mãos e esfregue as duas, embaixo e em cima, incluindo os dedos e pulsos; aguarde secar. Entenda a diferença entre os dois.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembrou que durante a pandemia de H1N1, em 2009, as campanhas para que as pessoas lavassem mais as mãos e utilizassem álcool gel resultaram também na redução de casos de diarreia nas emergências de hospitais.
Fonte: R7
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.