Entrevista concedida ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O Matemático
Valdivino Sousa fala do método X Y Z que criou para ajudar os alunos aprender Matemática, na entrevista ele conta a importância do método e sua vida, onde nasceu e trajetória Acadêmica. A seguir confira a entrevista.
IFRN – Qual sua cidade de nascença? Onde cresceu onde reside atualmente?
Valdivino Sousa – Nasci na Cidade de Cordeiros no sudoeste da Bahia. Mas ainda muito novo mudei-me para São Paulo, Capital que é onde resido atualmente.
IFRN – Estudou o ensino básico em Escola Pública? E o ensino superior?
Valdivino Sousa – Estudei até o ensino fundamental em escola pública, o ensino médio em colégio particular. O ensino superior foi instituição privada, ao todo possuo quatro cursos de graduação: Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Matemática.
IFRN – Como ingressou na carreira acadêmica, especificamente na área da Matemática?
Valdivino Sousa – Estagiei no curso de Pedagogia, foi quando eu tive o primeiro contato em sala de aula, depois ao Cursar Matemática também realizei estágio no ensino fundamental e médio em um colégio estadual. Após cursar duas pós-graduações entre elas: Pós-graduação em Psicoepdagogia clínica e institucional e Pós-graduação em Educação Matemática Comparada, comecei a dar cursos de qualificação na área empresarial, com treinamentos em cursos in-company.
IFRN – Trabalha na rede pública ou privada de ensino? Exerce que cargo?
Valdivino Sousa – Atualmente estou atuando na rede privada, exerço o cargo de professor conteudista, desenvolvo material didático para instituições de ensino superior, que atua no ensino de modalidade à distância. Um professor conteudista é autor da apostila (livro-texto), de determinada disciplina, com base no conhecimento usa metodologia ativa com uma linguagem simples e fácil de entender. Atuo nos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia e Matemática. Além disso, sou Diretor Pedagógico do Instituto Universe.
IFRN – Como surgiu a ideia de criar o método X Y Z que facilita na aprendizagem de equações e expressões algébricas com objetos ilustrativos? Como funciona? Qual sua maior dificuldade na construção do método?
Valdivino Sousa – A ideia do método surgiu, quando percebi que os alunos do ensino básico ao deparar com expressões algébricas sentem dificuldades de resolver uma determinada equação de primeiro grau. Pensando nisso, busquei uma saída para facilitar o entendimento dos alunos. Foi então, que criei o método XYZ.
Funciona da seguinte forma: Na prática identifiquei que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z as letras podem ser substituídas por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.
2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs, por exemplo, numa equação 2x podemos usar 2 laranjas +4 maçãs – 2 mangas.
Observei que nessa metodologia de ensino existe uma concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.
A dificuldade na construção de qualquer método de ensino é buscar ele aproximar da realidade em que os alunos vivem no caso do método XYZ não tive dificuldade, pois trabalhei com alunos com modelagem matemática, onde trazemos a teoria para a prática.
IFRN – O que o senhor aconselha aos universitários que
Valdivino Sousa – Busque uma metodologia que facilita o aprendizado dos alunos, se um jeito de ensinar não está dando resultado mude-se, utilize métodos de ensino relacionado a prática, por exemplo, numa aula de matemática, nas quatro operações , somar e subtrair que tal levar aos alunos numa feira para vivenciar na prática.
Para conhecer o método X Y e Z acesse: https://www.matematicosousa.com.br/2018/06/metodo-xyz-um-jeito-diferente-de.html
Fonte: Matemático Sousa
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.