Por: Profº Agnério Souza
Período Composto por Subordinação (nossa última lição)
No período composto por Subordinação, temos duas orações, uma é a Principal e a outra subordinada, isto é, dependente da primeira. Elas podem ser: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais. Veremos as Substantivas e as Adverbiais, já que as Adjetivas foram estudadas no apontamento anterior.
1 – Orações Subordinadas Substantivas são introduzidas pelas Conjunções Integrantes: que, se. Que, indica um fato certo, definido: Eu sei que ele virá à reunião. Se, indica dúvida, hesitação: Não sei se ele virá à reunião. São chamadas de Substantivas porque equivalem a um Substantivo. Ex. a) É necessário que você oriente = é necessária a sua orientação. b) Ele comunicou que partiria hoje = ele comunicou sua partida. c) Precisamos de que nos apóie = precisamos de seu apoio. São seis as Subordinadas Substantivas:
1.1) Subjetiva – SSS (exerce a função de Sujeito da Oração Principal) Ex: É possível que eu acerte = SSS. O verbo da Principal aparece sempre na 3ª pessoa do singular.
1.2) Objetiva Direta – SSOD (exerce a função de Objeto Direto da Principal). Ex: Espero que você colabore = SSOD.
1.3) Objetiva Indireta – SSOI (exerce a função de Objeto Indireto da Principal). Ex: Ela necessita de que nós a ajudemos = SSOI.
1.4) Completiva Nominal – SSCN (exerce a função de Complemento Nominal de um nome da Oração Principal). Ex: Tenho certeza de que você vencerá = SSCN.
1.5) Predicativa – SSP (exerce a função de Predicativo do Sujeito da Oração Principal). Ex: Meu desejo é que sejas feliz = SSP.
1.6) Apositiva – SSA (exerce a função de Aposto da Principal e é seguida de dois pontos). Ex: Tenho uma esperança: que o Bahia não seja rebaixado = SSA.
Observação: As Orações Subordinadas Substantivas Objetivas Diretas aparecem também por meio de pronomes interrogativos e por advérbios: quem, qual, quanto, como, quando, por que, onde. Exemplos:
a) Sabes quem é ele? = SSOD
b) Não sei qual foi a solução = SSOD
c) Sei muito bem quanto tu ganhas = SSOD
d) Tu não sabes como tenho sofrido = SSOD
e) Verifique quando o avião partirá = SSOD
f) Diga-me por que me encara assim! SSOD
g) Eu não sabia onde ficara meu amigo = SSOD
2 – Orações Subordinadas Adverbiais – SA, funcionam como um Adjunto Adverbial da Oração Principal e são introduzidas por meio de Conjunções Subordinativas. Temos nove:
2.1) Causais (indicam causa, motivo ou razão em relação à Oração Principal): porque, como, porquanto, já que, visto que, por isso que, etc. Ex: Serás promovido, visto que reconhecem tua capacidade = SACausal.
2.2) Comparativas (fazem uma comparação): como, que, do que antecedidos de mais, menos, maior, menor, pior, melhor. Ex: A vida é mais tranqüila no campo do que na cidade = SAComparativa. Observe que o verbo é o mesmo da Oração Principal.
2.3) Consecutivas (indicam conseqüência) que, antecedido de tão, tal, tanto ou tamanho. Ex: A notícia era tão exagerada que ninguém acreditou = SAConsecutiva.
2.4) Concessivas (exprimem uma concessão): embora, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, conquanto, etc. Ex: Embora tentasse disfarçar, o bandido foi preso = SAConcessiva.
2.5) Condicionais (indicam uma condição): se, caso, salvo se, uma vez que, contanto que, etc. Ex: A vida só é digna, se a enobrece um ideal = SACondicional.
2.6) Conformativas (indicam uma conformidade ou concordância): como, conforme, consoante, segundo. Ex: Segundo nos informaram, a vacina está adiada = SAConformativa.
2.7) Proporcionais (indicam uma proporção ou concomitância); à medida que, à proporção que, tanto mais … quanto mais, tanto … quanto, tanto mais … quanto menos, tanto menos … quanto mais, etc. Ex: O silêncio pode comunicar tanto, quanto a palavra (comunica) = SAProporcional.
2.8) Temporais (indicam tempo): quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, desde que, apenas, mal. Ex: O lavrador volta para casa, logo que o sol se põe = SATemporal.
2.9) Finais (indicam finalidade ou intuição) para, para que, a fim de que. Ex: Gilmar dirigia devagar, para que víssemos a bela paisagem = SAFinal.
Principais fontes de pesquisa:
01 – Comunicação e Expressão, de Roberto Mesquita e Cloder Martos, 8ª Série, 1979.
02 – Comunicação e Expressão Linguística, de Hermínio Sargentim, 2º Grau, 1985.
03 – Estudo Dirigido de Português, de Milton Benemann e Agostinho Cadore, 2º grau, 1987.
04 – Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, 1993.
05 – Reflexão e Ação em Língua Portuguesa, de Marilda Prates, 8ª Série, 1990.
06 – Solução para suas dúvidas de Português, de Antonio Benoni Giansante, 2016.
Agradecimento
Agradeço de coração a Oclides Silveira, a Décio Pereira por terem publicado esses Apontamentos. Agradeço a Você que me acompanhou durante 20 semanas com essas lições. Parte delas eu já havia estudado com os alunos, durante 30 anos de minha vida de professor. Acredito que, quando a nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular for implementada nas escolas, essas abordagens voltarão ao chão da sala de aula. Muito obrigado!
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.