Por: Pascom Condeúba
Bem aventurado seja D. Romualdo Antônio de Seixas – Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, que, em 15 de fevereiro de 1845, fundou a Irmandade do Santíssimo Sacramento no Povoado de Santo Antonio da Barra, hoje, Condeúba.
Bem aventurado seja D. Jerônimo Thomé da Silva – Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil que aprovou a Carta de Compromisso da Irmandade do Santíssimo, em 29 de julho de 1902. São palavras sábias do Arcebispo na parte final da Carta do Compromisso:
“Dom Jerônimo Thomé da Silva por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica – Arcebispo Metropolitano de S. Salvador da Bahia e Primaz do Brasil”.
“Pela presente havemos por bem aprovar o presente compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Santo Antonio da Barra neste Arcebispado, contendo dezessete capítulos e trinta e três páginas seladas e mandamos que se observa tudo quanto se contém no dito compromisso. Dado e passado nesta cidade de S. Salvador da Bahia aos 29 de Julho de 1902.”
+ Jerônimo, Arcebispo da Bahia
Bem aventurado seja D. Ricardo Brusati – Bispo Diocesano de Caetité, que em 23 de novembro de 2008, na festa de Cristo Rei do Universo, aprovou o novo e atual Estatuto da Irmandade. Somos, portanto, uma Associação Religiosa ligada à Diocese de Caetité, embora seja a Paróquia de Santo Antonio de Condeúba, única em toda a Diocese em manter por 177 anos esta venerável Irmandade.
Com certeza, a preocupação de D. Romualdo ou dos padres visitadores gerais daquele tempo, era manter acesa a lâmpada de azeite de mamona que iluminava o Santíssimo o qual foi posto na Capela de Santo Antonio, em 1844, hoje, Igreja Matriz; por outro lado, ter um grupo que se ocupasse e ajudasse o vigário nos ofícios litúrgicos.
Somos missionários do Reino a pregar o Evangelho de Jesus Cristo aos que o ignoram. Colaboramos na festa do Corpus Christi e em outras festas principais da igreja, dentro da sede do município, como a Celebração do Tríduo Pascal; a festa de Santo Antonio, nosso excelso padroeiro, no dia 13 de junho; a festa do Senhor Bom Jesus no dia 06 de agosto; a festa de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro. Nossa principal atividade: conduzir os andores nas procissões. No entanto, temos a obrigação de participar ativamente da caminhada missionária da Igreja.
Porém, infelizmente, há dois anos, a pandemia podou a igreja de várias atividades religiosas, ficando restrita a celebrações mais simples em obediência a protocolos sanitários e a decretos diocesanos. A Irmandade espera, dentro em breve, retornar os trabalhos, conforme o costume e a tradição numa ajuda constante ao pároco local.
Completar 177 anos de existência é uma bênção divina. Dentre os irmãos presentes mais de 15 estão acima de 80 anos de idade, mais de 15 acima de 70 e os demais abaixo de 69. Não faleceu um só por Covid-19, graças a Deus. Contudo, urge a necessidade de termos mais irmãos para compor o nosso grupo.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.