Por: Professor Agnério Souza
Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo no último ano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados ao IBGE.
Diretriz III
Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual.
Diagnóstico da Educação
Falta de capacitação para professores que trabalhem a Transversalidade nas escolas do Ensino Fundamental e Médio. Reestruturar a Educação de Jovens e Adultos – EJA, de modo a atender as diversidades culturais, sociais, de gênero e sexo. Falta de capacitação para profissionais da educação para trabalhar temas transversais em todo o Ensino Fundamental, inclusive nas escolas do campo.
Meta Municipal 1
Ampliar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos até 2021 para as pessoas residentes no campo.
Estratégias
1.1) Buscar programas em parceria com o governo do Estado que vise a melhoria estrutural da EJA.
1.2) Oferecer cursos de capacitação e formação para docentes da EJA nas Escolas do Campo.
1.3) Construir espaços físicos acessíveis e voltados para a EJA
1.4) Oferecer em parceria com universidades estaduais cursos de educação profissional que visem a realidade do educando maior de 18 anos.
1.5) Buscar recursos financeiros que incentivem a permanência dos alunos na escola, através do PAR.
Meta Municipal 2
Igualar a escolaridade de modo a resolver a defasagem idade/série até o final deste PME
Estratégias
2.1) Matricular alunos analfabetos maiores de 18 anos para serem alfabetizados na EJA I, nível I (1ª Série)
2.2) Agrupar alunos em turmas de até 20 alunos para serem alfabetizados na EJA de nível I
2.3) Matricular alunos provenientes do Brasil Alfabetizado e do TOPA na EJA
Meta Municipal 3
Promover acompanhamento de alunos com deficiência visual e auditiva em parceria com a Secretaria de Saúde
Estratégias
3.1) Cadastrar alunos com deficiência visual na Secretaria de Saúde.
3.2) Prestar assistência aos alunos com deficiência visual e auditiva.
3.3) Capacitar professores para lecionar Libras e Braile aos alunos com deficiência visual e auditiva.
3.4) Buscar recursos junto a União para atender alunos com problemas de saúde.
Comissão:
Edmeire Santana, Jean Farias, Domingos Lima e Carlito Pereira
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.