Para evitar que os consumidores caiam em ciladas durante o Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29) em todo o Brasil, o Procon de São Paulo divulgou uma lista com lojas virtuais que não são confiáveis no país. São 325 sites de e-commerce que tiveram reclamações registradas junto ao órgão de defesa dos consumidores e que não resolveram os problemas citados por consumidores nas denúncias. Veja a lista completa.
De acordo com o órgão, a maioria das queixas está ligada a irregularidades no comércio eletrônico, como falta de entrega do produto adquirido na Internet, demora na entrega ou mesmo produtos trocados e com baixa qualidade ou danificados. As lojas incluídas na lista foram notificadas sobre as reclamações, mas não responderam ou não foram encontradas.
Confira algumas dicas do órgão para não cair em armadilhas:
– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
– Desconfie de ofertas vantajosas demais;
– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.
– Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
– Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Fonte: Correio da Bahia
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.