Por: Professor Agnério Souza
Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PME, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
Diretriz I – Erradicação do analfabetismo
Diagnóstico da educação – alta taxa de analfabetos no município. Falta de estrutura da EJA. Fragilização dos programas de alfabetização estadual e federal.
Meta Municipal 1
Ampliar a taxa de alfabetização da população condeubense com quinze anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência desse PME.
Estratégias
1.1) Assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria em parceria com o PAR.
1.2) Realizar diagnóstico dos jovens e adultos com o ensino fundamental incompleto, a fim de identificar as demanda ativa por vagas na EJA em parceria com o PAR.
1.3) Implementar ações de alfabetização de EJA com garantia de continuidade da escolarização básica.
1.4) Adquirir equipamento para a melhoria da rede física, através do PAR.
1.5) Oferecer cursos de formação para profissionais da Educação de Jovens e Adultos.
1.6) Capacitar professores e adquirir recursos para trabalhar com a EJA em parceria com o PAR.
Meta Municipal 2
Erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
Estratégias
2.1) Erradicar o analfabetismo funcional no Ensino Fundamental, até o último ano de vigência deste PME, através de programas específicos e em parceria com o PAR.
2.2) Executar ações de atendimento ao estudante da EJA por meio de programas suplementares de transporte escolar, alimentação e saúde, inclusive atendimento oftalmológico e fornecimento gratuito de óculos, em articulação com a área da saúde e em parceria com o PAR.
2.3) Desenvolver o Pacto pela Educação de EJA em parceria com entidades
públicas e privadas com o intuito de minimizar os com o intuito de minimizar os índices de analfabetismo entre as pessoas com mais de 15 anos de idade, e, em parceria com o PAR.
2.4) Promover ações as quais viabilizem o processo ensino e aprendizagem aos detentos no Ensino Fundamental e em parceria com o PAR.
2.5) Desenvolver políticas públicas para a universalização da EJA em Condeúba, em parceria com o PAR.
Comissão: Andréia Flores, Maria Rita, Nadir Lima e Hélio Sousa.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.