Condeúba: Gestores e educadores dão início às conversas para a implantação do PROLER

Por: Dermeval Filho

A reunião na Secretaria de Educação contou com a presença da Professora Doutora Heleusa Câmara  e foi tida como primeiro passo para a implantação do PROLER no município

reuniao para implantacao proler 03

A convite das Secretarias de Educação e Cultura do município, representantes da equipe PROLER/UESB de Vitória da Conquista estiveram presentes na última quinta-feira (13) para   tratar,entre outros assuntos, da criação do Comitê PROLER em Condeúba .

A Profa. Dra. Heleusa Câmara, coordenadora e maior incentivadora do Projeto em Vitória da conquista, e a Secretária Geral, Paula Dione Ferreira, trouxeram aos gestores municipais algumas das experiências e conquistas do PROLER, implantado desde 1992 em Vitória da Conquista e que tem apresentado ao longo desses anos, resultados educacionais e sociais de extrema relevância.

reuniao para implantacao proler 01

Entre os assuntos tratados nesse primeiro encontro, foi feita uma análise quanto ao interesse dos estudantes pela leitura nos dias atuais e como projetos de incentivo podem chegar a toda sociedade. Segundo a Professora Heleusa Câmara, o PROLER pode atuar em diversas linhas de frente, desde a criação de salas de leitura pelos diversos bairros da cidade e em zonas rurais, pontos literários, alfabetização virtual, incentivo à doação de livros, entre outros.

Ainda de acordo com a Professora, o PROLER se destacou ao longo dos anos pelo baixo custo em sua implantação e por não fazer acepção de público ou classe social, atendendo em escolas, ruas ou presídios, sempre na busca de valorizar cada pessoa diante das suas experiências, resgatando suas histórias e estórias de vida.

reuniao para implantacao proler 02

Como ingredientes de sucesso e implantação do projeto, seus idealizadores em Vitória da Conquista citam boa vontade, entusiasmo e voluntarismo. ’’Só trabalha no PROLER quem gosta e quem realmente quer fazer acontecer’’, destaca Heleusa Câmara. Como prova, ela lembra que o PROLER existe há mais de 20 anos, se fortalecendo cada vez mais nesse período, sempre com a chancela do MEC.

No final do encontro, mais uma vez foi ressaltado pela Professora Heleusa, a importância da criação de um Comitê em Condeúba, e de como medidas relativamente simples podem contribuir para a educação e cultura de um lugar, além do legado que ele pode deixar para toda a sociedade.

Fonte/Fotos: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • professor DIDI disse:

    É fácil dentro do contexto de educação em CONDEÚBA. Pra mim isto só fica nos papéis. Peguem toda essa “PRÁTICA”!!! e levem pra sala de aula. O q o verdadeiro professor realmente , no momento, esquecido bem mais q antes, é ser reconhecido e valorizado por uma entidade que se diz SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. S

  • PROFESSOR DIDI disse:

    n sei o pode ter havido mas o site simplesmente privou-me de fazer o complemento da minha posição. VALORIZAÇÃO DO VERDADEIRO PROFESSOR!!!!!

  • decio disse:

    Caro Amigo Didi,
    O site não priva ninguém de nada, pode ser que tenha havido problema com a internet. Todos podem escrever tudo, aqui no site fazemos a analise e publicamos.
    Se de seu interesse, escreva seu comentário e mande pro nosso e-mail: deciossa@yahoo.com.br e publicaremos tudo na íntegra.
    Obrigado pela importantissima contribuição que você nos dá, com seus comentários,
    Att.,
    Décio Pereira

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.