Ministério da Saúde lançou, neste dia 1º, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços da saúde pública no Brasil. De 0 a 10, a nota de Condeúba foi de 5,13 – abaixo da média estadual (5,38) e da nacional (5,46).
O IDSUS avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “o IDSUS 2012 servirá como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”.
O IDSUS 2012 está disponível para consulta no endereço saude.gov.br/idsus.
Entre os 5.563 municípios brasileiros, apenas 347 obtiveram nota superior a 7, que foi a média estipulada pelo governo para que se pudesse considerar como bom o atendimento na área da saúde da cidade. Com isso, apenas 3,6 milhões de brasileiros conseguem um bom atendimento na saúde pública, enquanto que mais de 50 milhões recorrem a serviços que tiveram nota abaixo de 5.
Grande parte da população brasileira, 134 milhões de pessoas, reside em cidades com notas entre 5 e 6,9, o que se pode considerar um desempenho mediano – e onde se enquadra a cidade de Condeúba.
Texto retirado e adaptado: Blog da Resenha Geral
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
3 Comentários
A saúde Pública em Condeúba, assim como muitas cidades brasileiras, está na UTI. Temos um hospital amplo que foi construído com a finalidade de atender os anseios da nossa população e ainda suprir a necessidade de algumas cidades circunvizinhas, ou seja, temos um hospital regional, porém, na verdade, funciona apenas como pronto-socorro. Faltam médicos de diversas especialidades, aparelhos, infra-estrutura necessária e investimento. E as pessoas precisam procurar os hospitais de Vitória da Conquista que também não estão dando conta e ai a situação fica feia para a população, principalmente as mais carentes. Está mais que na hora de Condeúba pensar seriamente na saúde da sua população e procurar parceria para equipar o nosso hospital para que o mesmo seja referencia em saúde de nossa região. Pense em quantos benefícios a gente não teria? Além de suprir nossas carências, o hospital de Condeúba serviria de base para suprir as necessidades regionais, facilitando assim a vida de tanta gente, além de impulsionar o comércio de Condeúba e fazer da cidade um ponto estratégico de utilidade pública,
Que vergonha para Condeúba, infelizmente só notícias ruins, é hora de tomar providencias, acorda gente…
Notícia péssima essa. Infelizmente a população não abre o olho para isso, o importante em Condeúba é a rivalidade entre os partidos politicos e quem vai mamar na prefeitura. Quando houver voto consciente, Condeúba vai melhorar. Espero que o próximo prefeito que entrar, ajude a nossa cidade, pois ela está parada no tempo.