Aniversário de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Por: Décio Pereira
luiz-gonzaga

Hoje, dia 13 de dezembro é o aniversário de nascimento do Rei do Baião, que se estivesse vivo faria 102 anos. Quem não se encantou com as musicas “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”,  “Asa Branca” e mais oitocentas que compõe o seu vasto trabalho, legado que deixou para o povo brasileiro, com as marcas do nosso nordeste. Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, no povoado de Araripe, Município de Exu, extremo oeste do estado de Pernambuco, a 700 km do Recife. Seu pai Januário José dos Santos, o mestre Januário, “sanfoneiro de 8 baixos” e Ana Batista de Jesus, sua mãe, o colocaram para trabalhar na roça, mas nas horas vagas ele tocava acordeão e aos treze anos comprou sua primeira sanfona. Foi com seu pai que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.

Brilhou pelos palcos desse imenso Brasil, sem nunca perder a essência nordestina, do sotaque à indumentária.

“Gonzagão, A LENDA NORDESTINA”

Considerado um dos compositores mais importantes da música popular brasileira, mas, Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória no dia 2 de agosto de 1989, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, aos 76 anos. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e enterrado em seu município natal.

Mas, “a lenda nordestina”  continua viva na memória de quem ama o forró, de quem ama a boa musica, de quem gosta do que é belo. É impossível falar de musica no Brasil sem citar o nome Luiz Gonzaga e se trouxermos a discursão para o nordeste, aí fica inviável qualquer conversa sem o nosso querido Lula. Suas musicas atravessam gerações, que ficam encantadas com sua poesia latente.

Nosso conterrâneo Edinho de Lima, forrozeiro da melhor qualidade, que vem se destacando no cenário brasileiro, é um exemplo vivo desse contágio que a musicalidade de Gonzagão  impregna nas pessoas. Em seu primeiro CD, Edinho mostra como herdou essa veia forrozeira do velho Mestre Lula, quando canta e toca suas belas canções.

Muitas homenagens são feitas no dia de hoje pelo Brasil a fora ao nosso Rei do Baião, mas o mais importante e percebermos que pessoas de várias gerações se lembram dele diariamente e faz do velho Mestre Lula, sua inspiração para a vida musical.

Obrigado Edinho de Lima, por manter vivo em nossa memória o que de melhor se viu no forró verdadeiro. Agora, não se esqueça: “ …RESPEITA JANUÁRIO…”

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

7 Comentários

  • Luiz disse:

    tenho o nome de Luiz em homenagem ao rei do forró verdadeiro. obrigado ddez por me lembrar desta data. infelizmente a grande midia dá pouco valor ao q é bom, prefere esse negócio de funk, forró universitário, axé… q tb tem seu lugar, mas não tem a essencia, como foi dito na matéria q teve nosso rei luiz gonzaga. parabéns a vcs

  • Norton Luiz disse:

    Q beleza! Êta home danado de bom. Salve o mestre luiz gonzaga

  • Jenivaldo disse:

    EDINHO SUA HUMILDADE É SEU SUCESSO. VC VAI LONGE. PARABÉNS PELO SEU FORRO PÉD DE SERRA, AUTENTICO

  • afonso disse:

    todos nos nordestinos temos um pouquinho do sangue de gonzagao em nossas veias, nao tao um sertanejo sequer que qdo houve o ronco do fole de um acordeon que fique parado , parabens ao mestre luiz gonzaga e ao nosso ilustre EDINHO DE LIMA por levar o nome de gonzagao e representar nos condeubenses tao bem pelo mundo afora. VIVA O REI DO BAIAO

  • Ritinha lauton disse:

    Parabéns ao DDEZ pela excelente matéria ! Parabéns ao REI DO BAIÃO por esse legado e obrigada a meu PAI por ter me apresentado ainda pequena, as canções de LUIZ GONZAGA fico emocionada com essas lembranças de um artista que continua vivo no sentimento daqueles que amam e respeitam a alma de sua terra como nós e em especial hoje EDINHO DE LIMA , nosso ilustre conterraneo que bebe nessa fonte do VELHO LUA .Salve eteno LUIZ GONZAGA !

  • Ramon Sousa disse:

    Gênio!

  • Edinho de Lima disse:

    Olá DDEZ, parabéns pela matéria “show”! Sem dúvida o nosso Rei do Baião merece ser lembrado hoje e sempre pela sua extrema importância para o FORRÓ, e consequentemente para a música brasileira. Como disse o meu amigo Verlando Gomes no vídeo acima, ele foi o homem que levou o forró para o mundo.

    Quero dizer também que estou muito feliz DDEZ, por ter sido mencionado na matéria, ainda mais pela forma tão carinhosa como foi.

    Obrigado pelo carinho de sempre de todos; deixo aqui um grande abraço para os meus conterrâneos da minha querida Condeúba.

    Pode deixar DDEZ, não vou esquecer, respeitarei sim o velho Januário, kkkk.
    Um grande Abraço

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.