Por: Dermeval Filho
O evento foi destaque na manhã da última segunda em Condeúba e trouxe para a mesa de debates, temas que afetam diretamente os cidadãos que convivem com limitações no dia a dia
A Secretaria de Ação Social de Condeúba, em parceria com a diretoria da APAE, realizou o 1º Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência na manhã dessa segunda-feira, 13, no Centro de Reuniões Luís Eduardo Magalhães. Contando com a participação do prefeito Guto Ribeiro, a vice-prefeita Jesuína Ribeiro, secretários de governo e representantes de diversos órgãos e entidades, o encontro foi o primeiro passo de discussões no município para tratar de temas referentes à acessibilidade no dia a dia, igualdade de direitos em serviços como educação, transporte, saúde, lazer, entre outros. Destaque para a participação dos familiares e pais de alunos da APAE, presentes ao encontro e que enfrentam as dificuldades mencionadas no cotidiano familiar.
A ênfase do encontro destacado pelos organizadores foi de que “todo cidadão com deficiência é um sujeito de direitos”. A coordenadora da APAE, Eliana Rocha, tomou como referência o dia a dia das escolas que enfrentam dificuldades no atendimento aos alunos que têm algum tipo de limitação. Segundo a coordenadora da APAE, “só quem enfrenta essa situação sabe do que estou falando”. Entre os questionamentos apresentados para o debate, o tema acessibilidade ganhou destaque. De acordo com a organização do seminário, o assunto é abrangente, pois vai desde o acesso aos prédios e repartições, passando por vias públicas que dificultam a locomoção, indo até outros serviços prestados, que em tese deveriam inserir e abraçar em igualdade de condições e direitos, todo e qualquer cidadão.
Para a Secretária de Ação social, Ângela Maria da Cruz, “apesar de estarmos engatinhando nessa área, pontos positivos são visíveis nesse momento.” De acordo com a secretária, inciativas como a implantação da APAE no município, permitem que momentos como esses estejam acontecendo, algo antes inimaginável em Condeúba”, destacou Ângela Cruz. Ela ainda ressaltou o empenho pessoal do gestor municipal nessa conquista. As professoras da escola de convivência da APAE, em Condeúba, em momento marcado pela emoção durante o seminário, falaram da satisfação e do enriquecimento que é, ver o avanço das crianças matriculadas.São atividades simples, mas que tem feito a diferença em casa, no convívio social e familiar.
Após a formação de três eixos de debates, onde foram relacionados vários dos problemas que afetam diretamente o cidadão com deficiência no município, o 1º Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência servirá de parâmetro para os próximos encontros que acontecem em âmbito regional na cidade de Vitória da Conquista, estadual em Salvador, e federal, esse último em Brasília, onde os anseios e reivindicações dos municípios são apresentados para futura adequação e reconhecimento em lei.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.