Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (17), a Bahia teve um aumento significativo no número de casos de dengue, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que registrou 80.160 casos. O estado contabilizou, entre janeiro e abril de 2012, 28.154 registros da doença.
De acordo com a pesquisa, foram contabilizadas até abril deste ano, 13 mortes por causa da doença. As ocorrências foram registradas nas cidades de Salvador, Itabuna, Camaçari, Jacobina, Guanambi, Conceição do Jacuípe e Jequié.
Em todo o país foram contabilizados 286.011 casos da doença. O número representa queda de 44% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 507.798 casos. Em relação às mortes, foram registradas 74 em decorrência da infestação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
Além da Bahia, outros sete estados registraram alta no número total de casos confirmados: Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Roraima e Mato Grosso.
A doença
A dengue é causada por um vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A doença pode ser apresentada em duas formas: a clássica, que causa febre e dores na cabeça e nas articulações, e a hemorrágica, que, além desses sintomas, provoca sangramentos e pode levar à morte.
Fonte: Metro1 / Ministério da Saúde
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.