As obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista chegaram aos 70% do projeto. Na quinta-feira (13) o prefeito Guilherme Menezes de Andrade esteve reunido com técnicos da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT). Durante o encontro, foram apresentadas informações atualizadas sobre o andamento do equipamento que está sendo construído a 15 km do perímetro urbano, no povoado de São José.
As obras seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma original. Segundo o diretor de Terminais e Aeroportos da SIT, Denisson Oliveira, as obras seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma originalmente previsto. “Essa é a 14ª medição e 70% da obra já está concluída. A previsão é que o cronograma vá até fevereiro de 2016. Ficamos bastante satisfeitos com o ritmo e não tivemos nenhum acidente, nenhum percalço, nenhuma dificuldade”, afirmou.
Empenhada na construção do novo aeroporto, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem acompanhado todo o trabalho. Além de reuniões na própria cidade, o Governo Municipal participa de vários encontros em Brasília para discutir o assunto. O técnico da SIT, Jorge Farias, ressaltou que o respeito aos prazos foi possível graças à parceria com a Administração Municipal e ao planejamento responsável. “Aqui houve um planejamento responsável que está resultando no novo aeroporto”, completou.
A Prefeitura Municipal trata ainda da regulamentação do uso do solo na área do entorno do novo aeroporto e da criação do distrito aeroportuário de Vitória da Conquista. A lei municipal estabelecerá as regras para a ocupação do espaço localizado num raio de 20 quilômetros, a partir de onde está sendo construído o equipamento. Sobre todos os projetos para o novo aeroporto, o prefeito Guilherme Menezes comentou: “o que quereremos é o desenvolvimento e o progresso da cidade, que está sendo ampliado com o novo aeroporto”.
A obra – O novo aeroporto de Vitória da Conquista está em construção numa área de 6 milhões de metros quadrados. O projeto prevê um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura. A pista para pousos e decolagens tem comprimento de 2.100 metros e largura de 45. Há ainda a pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários. Outra novidade é que o equipamento será dotado com sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), que permitirá ao piloto conduzir a aeronave guiando-se pelos instrumentos de bordo, sem ter de seguir referências visuais exteriores ao avião, e que dependem de condições climáticas para operar.
Fonte: Blog do Anderson
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.