Por: Dermeval Filho
Igualdade de direitos e desafios do dia a dia foram a tônica do encontro
As mulheres condeubenses foram protagonistas da 1ª Conferência Territorial de Políticas Públicas para Mulheres, realizada na última quinta-feira,15, no Centro paroquial da cidade. No entanto, o evento foi considerado pelos participantes, de grande importância também para os homens ali presentes, que dividiram o espaço misto no qual poder público e sociedade puderam discutir sobre desafios e barreiras que impedem a plena igualdade de direitos entre mulheres e homens.
O encontro contou com a participação das muitas mulheres que ditam o ritmo em diversos segmentos em Condeúba. Entre elas, as três vereadoras que compõem o legislativo municipal, professoras, enfermeiras, líderes comunitárias e tantas outras ali representadas. A primeira-dama Néa Ribeiro, a vice-prefeita Jesuína e a Secretária Ângela Cruz representaram o executivo municipal.
Em pauta, “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. Embora os avanços sejam inquestionáveis nesse sentido, a conferência buscou discutir, colaborar com sugestões, ampliar conselhos, efetivar e fortalecer as políticas em favor das mulheres. Membro da Coordenação de Ações Temáticas da Secretaria, Natália Gonçalves, representando a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia, elencou uma série de desafios ainda não superados pelas mulheres em todo o Brasil. Para ela, “as desigualdades impostas pela nossa história e enraizada na cultura são os grandes desafios a serem superados”.
Entre os problemas debatidos, o tema violência doméstica ganhou destaque, apesar dos avanços obtidos com a Lei Maria da Penha. A discriminação na política, autonomia para decidir sobre suas próprias escolhas e equiparações de tantos outros direitos foram alguns dos temas tratados durante todo o dia. É a partir de encontros como essa etapa da 1ª Conferência Territorial realizada em Condeúba, que propostas, sugestões e anseios das mulheres serão reunidos em documentos a serem apresentados na 4ª Conferência nacional, prevista para ser realizada entre 15 e 18 de março de 2016.
Para a Secretária de Ação Social, Ângela Cruz, “a luta e os desafios são diários, mas momentos como este mostram que a nossa batalha avança com o debate aberto em busca da igualdade. Há alguns anos isso era algo impensável para as mulheres do nosso país”.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.