O secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, entregou 833 tecnologias sociais de acesso à água de consumo e produção, e anunciou investimentos para universalização do acesso à água de consumo no município.
Durante as comemorações do aniversário de 155 anos da cidade de Condeúba, na manhã desta sexta-feira (13), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, realizou a entrega de 833 tecnologias sociais de acesso à água, destas, 703 são cisternas de consumo humano e 130 são estruturas hídricas para produção, entre elas, barreiro trincheira familiar, barreiro trincheira comunitário, cisterna para produção e limpeza de aguadas. A implantação das tecnologias sociais de captação de água para consumo humano e produção é resultado da parceria entre a secretaria de Justiça Social, a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab) e a Associação Divina Providência de Amparo Social Cristão.
O secretário anunciou ainda que o município atingirá a meta de universalização de acesso à água de consumo. “Com a implantação de mais 235 cisternas de consumo por meio de uma parceria já garantida com o Ministério de Desenvolvimento Social, e uma contrapartida da administração municipal, garantida pelo prefeito Guto (José Augusto Ribeiro), para a construção de 65 cisternas pela prefeitura, conseguiremos atingir a meta de universalizar o acesso à agua aqui em Condeúba, uma grande conquista e melhoria da qualidade de vida para as famílias que convivem com o semi-árido e a seca, e que deixaram para trás as cenas cotidianas da lata d´água na cabeça”, afirmou o secretário, acrescentando que os investimentos realizados e a realizar somam recursos na ordem de R$ 3 milhões.
Uma das beneficiárias do programa social de acesso à água, a aposentada Carolina Rose Pereira, do distrito de Morrinho das Farias, falou sobre a importância da cisterna para a melhoria da qualidade de vida das famílias da zona rural: “a água que bebíamos aqui era de poço, salobra, o que deixava a gente doente. Agora não, com a água boa da cisterna, lá em casa todo mundo está saudável”, comemorou dona Carolina.
As famílias contempladas com o projeto de cisternas de placas foram capacitadas pela ASFAB com o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com orientações de como cuidar da cisterna e o trabalho de captação da água com o uso da tecnologia e outras aprendizagens do campo. A família de dona Ana Maria dos Santos, do distrito de Riacho Seco, também comemorou a entrega da cisterna, ela explicou quais cuidados a família aprendeu que devem ter para preservar o equipamento e a qualidade da água: “devemos manter a cisterna sempre limpa e tampada, só retirar a água com a bomba, e usar a água somente para beber e cozinhar” explicou.
Também participaram do evento o deputado Estadual, José Raimundo Fontes, a vice- prefeita, Jesuína Ribeiro, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, a primeira dama do município, Rosinéia Ribeiro, o prefeito de Mortugaba, Eráclito Matos, a Coordenadora do Território de Identidade de Vitória da Conquista, Regina Dantas, além de representantes de cooperativas, associações e do sindicato da Agricultura Familiar, e demais autoridades do município e região.
Fonte: Ascom / SJDHDS – GOVBA
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.