Por: Dermeval Filho
Entre as reivindicações, movimento pede que direitos aprovados há cerca de dois anos sejam cumpridos
Os agentes de saúde e os agentes de combate às endemias em Condeúba aderiram ao dia nacional de paralisação adotado em todo o país, na luta pelo reconhecimento de direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho para a categoria.
De acordo com os organizadores do movimento no município, estão em reivindicação o reajuste do piso salarial já aprovado em âmbito nacional, mas que até o momento ainda não foi atualizado, a aprovação dos planos de cargos e carreiras e a aposentadoria especial para os agentes em função da insalubridade em que estão enquadrados.
O grupo de agentes que atende no município de Condeúba reuniu-se na manhã dessa quarta-feira,18, na Praça da Bandeira, em apoio ao movimento que acontece simultaneamente pelos estados brasileiros. “Queremos ter nossos direitos reconhecidos, já que alguns deles foram aprovados há quase dois anos e até agora nada”, lembra a agente de saúde, Eva Guimarães.
Entre as reivindicações, a categoria luta contra as portarias 958 e 959 que sugerem a substituição dos agentes de saúde por profissionais técnicos em enfermagem. “Nossa luta é por direitos e também por políticas públicas de saúde de combate às doenças endêmicas. Por isso no dia de hoje enviamos um representante para o movimento em Salvador e outro para apoio ao movimento que também acontece em Brasília”, destacou a organização.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.