Por: Dermeval Filho
Textos de alunos da escola foram escolhidos para fazerem parte da coletânea do autor
Alunos da rede municipal de ensino, em Condeúba, mais uma vez são destaque do projeto “Ler é Bom, experimente”, do escritor Laé de Sousa. “O projeto é importante porque desconstrói a ideia de que ler é um hábito chato e monótono”, lembra a professora Rosângela Meira, pioneira em apresentar o projeto entre estudantes do município.
Difundido na Escola Municipal Adelmário Pinheiro, no Distrito da Feirinha, entre as turmas do 6° ano ao 9º ano do ensino fundamental II, o projeto contou com o apoio da diretora Adriana Carla Ribeiro Bentencourt, todo o corpo docente da escola e tem mostrado a cada ano, a importância da leitura na evolução e desenvolvimento crítico do aluno.
A participação no projeto envolveu todas as turmas da EMAP e a partir da leitura do livro, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, do referido autor, foi realizado intercâmbio literário com debate sobre temas contemporâneos, dramatizações, questionários e por último, a produção textual. Os melhores textos foram enviados ao autor Laé de Sousa para participarem da seleção aberta a todos os estados brasileiros. Os alunos da Escola Adelmário Pinheiro concorreram com alunos de escolas de todo o Brasil.
O resultado mais uma vez foi gratificante para a escola do Distrito da Feirinha, que já havia alcançado o melhor índice do IDEB em Condeúba (6,6). Os textos das alunas Bianca dos Santos Soares (9º ano) e Rute Ribeiro Bentencourt (6º ano) foram selecionados pela equipe do projeto “Ler é Bom- Experimente”, e farão parte da coletânea “As melhores histórias dos projetos de Leitura – vol. 8”. “Sem dúvida, a leitura é um hábito que traz benefícios para a nossa vida, além de ser envolvente, expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação”, destacou mais uma vez a professora, orgulhosa dos seus alunos.
Fonte: condeuba.ba.gov.br
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.