Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã do último sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) anunciar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O serviço ficou suspenso por 43 dias, depois que o banco e a companhia encerraram contrato. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atendimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.
A Coelba ainda não divulgou detalhes sobre o acordo firmado com a Caixa. Contudo, informou que continuam suspensos os cortes de energia, até terça-feira (17), exclusivamente para os clientes que ficaram com as faturas em atraso em decorrência do período em que a concessionária e o banco ficaram no impasse.
Suspensão
O pagamento nas casas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. Na ocasião, a Coelba informou que as tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017, mas não houve acordo em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Isso, segundo a companhia, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação.
Na quarta-feira (11), após denúncia dos consumidores, a companhia também foi notificada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). No mesmo dia, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Coelba restabelecesse contrato com a Caixa para que o pagamento das contas de luz voltasse a ser feito nas lotéricas.
Fonte: G1
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.