Ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças

Ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças, um novo conceito de ensinar Matemática na educação infantil deve entrar no planejamento dos professores. Você sabia que a Matemática está presente no dia a dia das crianças?  Para despertar o interesse das crianças é importante relacionar os conceitos matemáticos que estão inseridos no mundo delas. Pois sabemos que elas observam tudo e desde pequenas perguntam muito, levantam hipóteses e fazem conclusões.

Os números estão nas portas das casas, em placas de rua ou dos carros, no dinheiro, no tênis e no chinelo, nas etiquetas das roupas, nas páginas dos livros, na televisão etc. Presentes em muitos lugares, eles certamente despertam a curiosidade das crianças. A Matemática também está em outras situações do cotidiano delas. Brincar de colocar areia em potes, por exemplo, é ter contato com medidas. Ajudar o professor a distribuir os materiais que a turma vai utilizar é lidar com quantidade. Até mesmo a movimentação de bebês pela sala ajuda a desenvolver noção espacial.

“A modelagem Matemática é uma das formas de ensinar os conceitos Matemáticos relacionados com o cotidiano, por exemplo, uma visita simulada a um supermercado, ou uma feira, os alunos poderão vivenciar as compras. Após isso, alcançaram os seguintes objetivos: Interação: que é o reconhecimento se o problema escolhido pode se transformar em uma aprendizagem significativa com o mundo real”. Explica o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.

Valdivino Sousa, que é pesquisador sobre Modelagem Matemática, explica como acontece essa interação entre uma situação real; modelagem; modelo e Matemática. Por exemplo, a Matematização  que é o reconhecimento da situação do problema, ou seja, visitar lugares mostrando para o aluno que a modelagem matemática está na direção de uma experiência prática.

Modelo matemático: que é a Interpretação da solução, ou seja, com os dados propostos no problema devemos buscar uma solução concreta; Formulação do problema: que  é criar hipóteses de que esta formulação seja capaz de modelar, obter uma resolução e validação.

O Matemático relata que o ensino de matemática, a dificuldade na aprendizagem está embutida ao rigor de abstração que esses conteúdos exigem, juntamente o modo que é ensinado. Os conteúdos são trabalhados nas escolas, de maneira teórica, abrindo uma lacuna de difícil compreensão e aprendizagem dos alunos fazendo com que não reconheçam a importância da matemática em nosso dia a dia. “Utilizando a Modelagem Matemática que é um método de ensino que relaciona a matemática com a prática do dia a dia, os alunos se despertam pela curiosidade de como tudo acontece e como tudo está inserido no mundo do cotidiano”. Diz Valdivino Sousa

Sendo a escola de Educação Infantil um espaço de descobertas e de experiências diversas, a Matemática deve entrar nas investigações propostas pelo professor. “Fazer matemática neste período é dar sentido aos questionamentos das crianças de maneira intencional”, afirma Claudia Codolo, formadora de professores.

Focar nessa área de conhecimento não significa seguir a lógica adulta de se relacionar com a Matemática, nem antecipar a aprendizagem do Ensino Fundamental. “Tudo deve ser feito respeitando a maneira como as crianças aprendem, que é pela brincadeira, pela observação e pelas perguntas”, diz Ana Flávia Castanho, formadora de professores da pós-graduação em Didática da Matemática do Instituto Vera Cruz.

Segundo ela, não existe idade mínima para o planejamento de atividades relacionadas a esses conteúdos. “O docente pode propor situações de acordo com a faixa etária da turma e ver como ela reage. O importante é que as experiências deixem de ser ocasionais e passem a ser intencionais. Só assim podem se tornar mais ricas.”

Onde buscar formação gratuita

Para ter intencionalidade, como as duas especialistas colocam, é preciso repertório. “Se o professor não tem formação, ele terá dificuldade para responder às questões das crianças”, comenta Claudia. Mas, ela mesma lembra, a carga horária relacionada à Matemática, nos cursos de Pedagogia, é ínfima. Cabe aos docentes, então, procurar oportunidades para além da universidade.

Foi justamente para colaborar com a formação dos professores que NOVA ESCOLA criou, em parceria com a Fundação Itaú Social, um curso gratuito de letramento matemático. O objetivo é ajudar no planejamento e desenvolvimento de atividades que dialoguem com o conceito de campo de experiência proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mesmo para quem já trabalha com conceitos matemáticos na Educação Infantil, as videoaulas podem ser uma chance de rever práticas e conhecer novas propostas sobre o tema.

“É uma possibilidade de imersão no assunto por muitos pontos de vista diferentes”, conta Ana Flávia, que organizou o curso. Além da visão de autores de textos de referência e de documentários, será possível ouvir professores. “O centro do curso é a prática. Quem fizer poderá observar boas experiências, refletir sobre elas e aprofundar o próprio olhar com base no que vê”, completa.

 

 

Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
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