Discalculia: o distúrbio de aprendizagem em Matemática

Nos últimos anos têm se falado sobre vários distúrbios de aprendizagem e, um deles é a discalculia, existe tamanha desinformação dos profissionais de Psicologia, e por terem muitas informações desencontradas os professores do ensino infantil e fundamental ficam sem um entendimento eficaz. Mas afinal, o que é a discalculia? Bem a discalculia é um distúrbio de aprendizagem em matemática, é uma disfunção que afeta a habilidade do aluno lidar com números.

Não gostar de estudar matemática ou acreditar que essa é a matéria mais difícil no colégio pode ser algo bastante comum. Para algumas crianças, porém, a dificuldade vai além disso. Elas podem ter discalculia, distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de aprender as noções matemáticas, afetando não apenas o desempenho escolar, mas suas atividades cotidianas.  Entenda:

O que é?

Assim como a dislexia, a discalculia é um distúrbio de aprendizagem cujas dificuldades se manifestam ao lidar com números, tempo, medidas e noções espaciais. A palavra vem do grego e significa “contando mal”, por isso a disfunção é também conhecida como “cegueira numérica”. Mas a inabilidade não tem nada ver com problemas de visão, audição ou nível de inteligência.

Tipos
Há diferentes tipos de discalculia: a léxica, quando o problema está na leitura de símbolos matemáticos; a verbal, que é a dificuldade em nomear quantidades, números, termos e símbolos; a gráfica, que se manifesta na escrita dos símbolos; a operacional, que afeta a execução de operações e cálculos; a practognóstica, que prejudica a enumeração, manipulação e comparação com objetos reais ou em imagens; e a ideognóstica, quando há dificuldade nas operações mentais ou na compreensão dos conceitos matemáticos.

Causas
Trata-se de um problema biológico e possivelmente hereditário, que não necessariamente é causado por danos neurológicos — se este for o caso, há a manifestação do distúrbio conhecido como acalculia.

Sintomas
Os sintomas aparecem já na infância, assim que a criança começa a aprender a lidar com os números, e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. Entre os primeiros sinais, estão a dificuldade em reconhecer padrões, símbolos numéricos, em lembrar operações básicas como 2+2, e o uso dos dedos para tentar contar até mesmo em cálculos mais avançados.

O diagnóstico é feito através de testes elaborados por psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos, e deve descartar a presença de outros transtornos, como depressão ou déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Tratamento
O tratamento consiste principalmente na adoção de estratégias para melhorar o desenvolvimento matemático da criança. Entre elas estão o uso de papel quadriculado para organizar as ideias, a aposta em exemplos concretos e auxílios visuais para explicar os problemas, além de realizar a repetição de exercícios.

 

………………………………………………………………………………………………………………

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é  Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática.

Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.

Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br  E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com  Cel / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.