Campanha Janeiro Branco

Por: Luiz Ricardo Viana Matos de Jesus

A Campanha Janeiro Branco convida a humanidade a cuidar das saúdes mentais e emocionais dos indivíduos e das instituições sociais. Nascida em janeiro de 2014, em Uberlândia (MG), a Campanha Janeiro Branco espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. No Brasil, virou Lei Municipal e Lei Estadual ao longo dos últimos anos, estabelecendo, simbólica e oficialmente, o mês de janeiro como o mês da Saúde Mental em vários municípios e estados do país. Em outras palavras, isso significa dizer que, por conta do Janeiro Branco, a Saúde Mental virou pauta nacional!

Por Uma Cultura da Saúde Mental!

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!
Por que “Janeiro Branco”?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Falar sobre Saúde Mental é uma das principais e das melhores formas de se promover a Saúde Mental dos indivíduos e das instituições!

As pessoas precisam de informações sobre Saúde Mental! Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas e orientam os indivíduos a respeito de questões importantes para as suas vidas. O Janeiro Branco tem muitos potenciais nesse sentido. Educação Socioemocional e Psicoeducação podem mudar o mundo. Apenas a educação formal dos indivíduos não resolve os problemas da humanidade. Como seres biopsicosocioecoespirituais, os seres humanos necessitam de orientações adequadas sobre os universos da Saúde Mental.

Você e a sua instituição também podem participar do Janeiro Branco: basta planejarem ações em nome da Campanha e em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade! Organize grupos, células de trabalho, ações individuais (ou coletivas) e ajude a humanidade a receber informações sobre Saúde Mental e Emocional em todos os espaços nos quais os indivíduos se encontram e se relacionam.

Fonte:janeirobranco.com.br/

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.