Por: Luiz Ricardo Viana Matos de Jesus
O dia do carteiro é comemorado em 25 de Janeiro, e celebra a profissão de carteiro, que é responsável pelas entregas de correspondências e encomendas em todo o Brasil.
Origem do Dia do Carteiro
A origem do dia do carteiro no Brasil vem da data de 25 de Janeiro de 1663, quando foi instituído pela primeira vez no Brasil o Correio-mor, que era o nome dado aos carteiros naquela época.
Somente em 1835 foi introduzido o serviço de entregas direto em domicílio e mais tarde em 1852, foi incorporado o serviço de telégrafo, porém ainda de forma separada. Em 1931 ocorreu a união desses dois serviços criando o Departamento de Correios e Telégrafos e em mais recentemente em 1969 foi criada a atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nome utilizado até hoje para designar o serviço de correios.
Com uma história de mais de 350 anos, o trabalho de carteiro sofreu grande mudança e transformações, desde novas tecnologias e serviços que são prestados, como por exemplo os serviços de entregas expressas e que inclusive oferecem entregas em até 24 horas ou no mesmo dia dependendo do local de origem e destino.
Apesar das novas tecnologias como a internet, o papel do carteiro ainda é essencial na sociedade, uma vez que muitos documentos, contas, informativos e propagandas dependem do trabalho do carteiro para serem entregues. No caso das encomendas, houve um grande aumento no fluxo de itens que agora são comprados pela internet e entregues diretamente na residência do comprador.
Hoje existem mais de 60 mil carteiros no Brasil, que cuidam da distribuição de mais de 40 milhões de objetos por dia. ;
O carteiro nos dias de hoje
A profissão de carteiro é uma das mais respeitadas no país, isso em função da tradição e também na qualidade do serviço prestado.
As atividades de um carteiro no dia-a-dia podem ser separadas em duas fases, a interna e a externa, sendo que a primeira é quando o carteiro realiza a triagem dos malotes recebidos, separando de acordo com o endereço que ele irá percorrer e montando o seu percurso. Já a segunda é quando ocorre a entrega efetiva da correspondência, tarefa que exige grande responsabilidade, uma vez que o carteiro deve entregar a correspondência no local correto, evitando extravios ou violações de privacidade, bem como enfrentando os desafios de trabalhar na rua.
A maioria das entregas de correspondências comuns ocorre a pé, portanto o carteiro tem de se deslocar em média 15 km por dia, com a sua mala de correspondências que pode pesar até 10kg, enfrentando sol e chuva, além dos riscos da profissão como lugares inseguros, difícil acesso e até cachorros bravos. Porém dependendo da localidade, a entrega também pode ocorrer de bicicleta, moto, perua, e em lugares mais afastados até de barco ou canoa.
No caso das encomendas, por ser um serviço especializado e expresso, as entregas são feitas por peruas, caminhões ou outros meios rápidos, e até podem ser utilizados aviões para garantir que o cliente receberá a encomenda no prazo correto.
Mensagem Dia do Carteiro
“A tarefa que me cabe, que faço sem discutir, é receber um malote e logo distribuir”
“Faça chuva ou faça sol, eles nunca faltam. Parabéns Carteiro”
FONTE: www.calendariobr.com.br/dia-do-carteiro
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.