Esse alerta também serve para região de Condeúba, Cordeiros e Piripá que também sofre com constantes trotes.
Apesar de ser essencial para a população, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Vitória da Conquista, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, vem recebendo trotes constantes. Muitas vezes, não é possível identificar a origem destas ligações, que, além de ocuparem a linha telefônica, acionam uma ocorrência, com deslocamento de ambulância até as supostas vítimas.
Os trotes podem comprometer a assistência às pessoas que sofreram acidentes e traumas ou ainda aos pacientes com outros problemas clínicos que necessitam de atendimento pré-hospitalar. Em 2012, o Samu 192 recebeu 161.419 chamadas telefônicas, das quais 62.621 eram trotes. Em 2011, foram 31.535 trotes em um total de 120.815 ligações.
Para reduzir a quantidade de chamadas falsas, o Samu 192 realiza, desde o ano passado, campanhas educativas, como a distribuição de panfletos educativos nas escolas, bem como conta com a parceria dos meios de comunicação. “O objetivo dessa ação é conscientizar as pessoas e formar multiplicadores”, conclui a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Jaquilene Lima.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vitória da Conquista
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.