Categoria faz assembleia hoje (12/09), 17h30
A negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) iniciada desde 8 de agosto não resultou em avanços e a categoria deve iniciar uma greve nacional por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (19).
Em Vitória da Conquista e região, a assembléia que vai avaliar a proposta apresentada pela Fenaban e decidir sobre a deflagração da greve será realizada nesta quinta-feira (12), às 17h30, na sede do Sindicato dos Bancários.
Na Região Sudoeste, mais de 1.140 bancários atuam em 65 agências, distribuídas por 46 cidades do sudoeste baiano. Em Vitória da Conquista, 559 bancários respondem pelo trabalho em 21 agências bancárias.
NEGOCIAÇÕES
No dia 21 de julho, em São Paulo, a 15ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou a estratégia, o calendário e as reivindicações da Campanha Salarial 2013. Ainda em julho, no dia 30, as reivindicações foram entregues à Federação Nacional dos Bancos(Fenaban) pelo Comando Nacional dos Bancários.
As quase 120 cláusulas reivindicadas pelos bancários foram discutidas em negociações com a Fenaban iniciadas em agosto. A primeira rodada, nos dias 08 e 09, com temas saúde e condições de trabalho, destacou o quanto os bancários são afetados pela forma de gestão dos bancos, apontando que, dos mais de 21 mil bancários afastados das atividades, mais de 50% foram por transtornos mentais e doenças como LER/Dort. Porém, os dados não abalaram os banqueiros e não houve avanço.
Entre os dias 15 e 16, na segunda rodada entre Fenaban e bancários, o emprego e a igualdade de oportunidades foram tratados com o mesmo descaso dado aos temas anteriores.Pouca coisa mudou na terceira rodada, nos dias 26 e 27, quando foi discutida a remuneração dos bancários.
Com o início de setembro, o clima das negociações foi o mesmo. A quarta e última rodada debateu o reajuste para a categoria na última quinta-feira (05) e consolidou a possibilidade de uma forte greve dos bancários. A Fenaban demonstrou o desrespeito dos bancos com seus funcionários ao propor um reajuste de 6,1% sobre os salários, os pisos, a PLR e demais verbas de caráter salarial, o que nem repõe a inflação do período de 6,6%.
A Fenaban já está ciente das assembleias que ocorrerão em âmbito nacional, mas não agendou novas negociações.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Bancários, pelo telefone (77) 3424-1620.
Fonte: ASCOM – BANCÁRIOS/VCR
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.